O fiscal do Serviço de Inspeção Municipal ? SIM, Cláudio Adriano Rodrigues Mendonça (42 anos), foi preso na manhã desta quarta-feira (12) durante "Operação Caesus", deflagrada pela Polícia Civil. Também foi preso o casal Cristiano Gonçalves Correa ( 41 anos) e Karline Rodrigues da Silva, de 27 anos.
A operação é comandada pela 2ª Delegacia de Polícia de Araguaína, coordenada pelo delegado Luiz Gonzaga. Ao todo, serão cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e dez de busca e apreensão. Segundo a PC, o casal é suspeito de comandar "um grande esquema de venda e comercialização de queijos e outros alimentos vencidos."
Conforme a investigação, os produtos vencidos ou prestes a vencer eram comprados no Pará e em Araguaína. Posteriormente o casal "esquentava" com rótulos irregulares e com data de validade adulterada, diz o relatório da PC.
Cristiano e Kaline, de acordo com a investigação, revendiam a "diversos restaurantes e lanchonetes da cidade de Araguaína, causando um imensurável prejuízo a saúde pública." Em relação ao fiscal Cláudio, a PC destacou que ele "seria conivente com tais práticas."
Na empresa do casal a PC apreendeu 241 kg de alimentos inadequados. A Polícia ainda cumpriu mandado de buscas e apreensão numa gráfica que fabricava os rótulos e em dois supermercados em Araguaína.
Além do 2º DP e demais unidade da regional de Araguaína, a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) e a Vigilância Sanitária também participaram da Operação.
O outro lado
Em nota, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) informou que fornecerá todas as informações necessárias para o andamento das investigações da Polícia Civil. Enfatizou ainda que, caso seja encontra irregularidade, serão tomadas as medidas administrativas legais cabíveis ao órgão.