Na tarde desta sexta-feira, 30, uma ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins, por meio da 3ª Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) de Araguaína e da 47ª Delegacia de Polícia de Guaraí, resultou na captura de um homem de iniciais R.D.P., de 24 anos.
Ele é investigado pelo crime de violência doméstica contra a ex-companheira, em Araguaína, e foi preso mediante cumprimento de mandado de prisão preventiva, expedido pela Vara Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca daquela cidade.
A delegada Sarah Lilian, titular da 3ª Deam, destacou que, após o fim do relacionamento, o homem invadiu a residência da ex-companheira, chegando a utilizar o cartão de crédito da vítima para realizar inúmeras compras. Diante dos fatos, a mulher registrou boletins de ocorrência e solicitou medidas protetivas, que foram descumpridas reiteradas vezes.
Com o desrespeito à decisão judicial, tendo o homem chegado a deixar de carregar sua tornozeleira eletrônica para evitar o monitoramento, foi requerida pela autoridade policial, junto ao Poder Judiciário, a prisão do indivíduo, pleito que foi deferido. Após intenso levantamento, os policiais da unidade especializada descobriram que o investigado havia fugido da cidade e estaria na região de Guaraí.
Com base nas informações levantadas, houve compartilhamento de dados com a Polícia Civil em Guaraí e, nesta sexta-feira, o homem foi localizado e preso. Levado para a 7ª Central de Atendimento da PCTO, ele foi submetido aos procedimentos legais cabíveis e, em seguida, recolhido à Unidade Penal local, onde permanecerá à disposição da Justiça de Araguaína.
A delegada Sarah Lilian ressaltou que a prisão é de grande importância, pois se trata de crimes graves que estavam causando grande temor e inquietação à vítima.
“Com a prisão desse indivíduo, a Polícia Civil demonstra mais uma vez que está agindo com muita firmeza a fim de coibir toda e qualquer forma de violência contra a mulher. Condutas como as praticadas pelo investigado não serão admitidas e têm sido combatidas com muito rigor, visando sempre o bem-estar de todas as mulheres”, concluiu a autoridade policial.



