Arnaldo Filho/AF Notícias
Cerca de 40 pessoas, na maioria mulheres, que trabalham para uma empresa terceirizada responsável pela limpeza de todos os postos de saúde de Araguaína decidiram cruzar os braços nesta quarta-feira (15). O motivo, segundo elas, é que até agora não receberam o pagamento referente ao mês de setembro, em atraso há 15 dias.
De acordo com informações, a Prefeitura de Araguaína assinou contrato com a empresa Buriti Serviços, de Goiânia (GO), ainda no mês de maio de 2014 e, desde então, não teria feito nenhum repasse. Neste período, o pagamento dos funcionários estaria sendo custeados com recursos do próprio caixa da empresa.
Ainda conforme as funcionárias, o dono da empresa teria informado que não tem mais condições de os salários em dia sem que a Prefeitura faça os pagamentos. “A Buriti disse que só vai pagar após receber da prefeitura”, informou uma funcionária. Além da contratação de pessoal, a empresa também compra todos os produtos de limpeza e papel higiênico para os postos de saúde do Município.
Revoltadas com a situação, dezenas de trabalhadoras resolveram paralisar as atividades. Elas ainda fizeram uma manifestação nesta tarde em frente a Secretaria Municipal de Saúde.
O lado da empresa
Por telefone, o advogado da empresa, José Carlos Chagas, confirmou que desde a assinatura do contrato, em 2 de maio, a Prefeitura não fez nenhum repasse, porém, mesmo assim a Buriti Serviços vem pagando, até adiantado, os salários, vales transporte, alimentação e comprando todos os materiais de limpeza. “Conseguimos arcar com os custos durante esses cinco meses, mas agora chegamos no limite. Entendemos a manifestação dos funcionários”, disse.
O advogado relatou ainda que no final de setembro o dono da empresa esteve em Araguaína numa reunião com o Secretário de Saúde, Jean Luís Coutinho, onde expôs toda a situação. Na oportunidade o secretário teria feito o compromisso de pagar pelo menos 3 parcelas das que estão em atraso, mas não cumpriu.
O montante total devido pela Prefeitura de Araguaína à Buriti Serviços gira em torno de R$ 650 mil.
O lado da Prefeitura de Araguaína
Por meio de nota, a Prefeitura de Araguaína confirmou que houve atraso no pagamento da empresa de limpeza licitada devida a troca de secretários na pasta da Saúde.
A nota diz ainda que “assim que as pendências forem sanadas, a Prefeitura vai normalizar os pagamentos e regularizar a situação”. Porém, não foi dado nenhum prazo.