Funcionários evacuaram do prédio.
Foto: AN

Um vazamento de amônia ocorrido na manhã desta terça-feira (11) causou transtorno na planta do frigorífico Minerva Foods em Araguaína. Acidente semelhante ocorreu há sete anos, em julho de 2013 no mesmo local.

As primeiras informações dão conta de que o vazamento aconteceu por volta das 7h30 da manhã desta terça-feira, 11, na casa de máquinas onde fica a câmara fria.  Vários funcionários passaram mal, com ânsia de vomito,  devido ao gás tóxico e precisaram ser socorridos e alguns encaminhados a hospitais de Araguaína.

Segundo os relatos, houve grande correria no local e há pelo menos três viaturas do Samu, moto-lanças e viaturas do Corpo de Bombeiros no local presentado atendimento aos funcionários.   

Ainda não há informações de quantos funcionários precisaram ser socorridos. Fotos mostram vários trabalhadores às margens da BR-153, sendo que alguns estão sendo atendidos.   Diante do acidente, os funcionários deixaram a planta do frigorífico.

Vazamento controlado

Um áudio, atribuído a um funcionário, menciona a gravidade do gás amônia. “Eu trabalho aqui no frigorifico, sou auxiliar de inspeção federal, e posso afirmar a vazamento já foi controlado. Realmente, muitas pessoas passaram mal, pois esse gás é muito pesado, nocivo no pulmão. Mas, graças a Deus já está tudo controlado. E os que passaram mal já foram todos levados para o hospital.

Nota do Minerva

O Minerva informou que registrou, na manhã desta terça-feira (11/08), a abertura de um dos dispositivos de segurança da sala de máquinas da unidade de Araguaína/TO, conforme projeto, que foi rapidamente solucionada. "Seguindo o nosso plano de emergência, a planta foi imediatamente evacuada para garantir a segurança dos colaboradores e da operação."

Ressaltou que houve o pronto atendimento pelo Corpo de Bombeiros e do SAMU, e todos os funcionários passam bem. "Todas as medidas de segurança e verificações foram feitas. Reforçamos ainda que a segurança de nossos colaboradores é nossa principal prioridade, por isso, seguimos todas as normas nacionais e internacionais em nossas operações."

Outros acidentes

No ano de 2013 aconteceu aos menos três acidentes com vazamento de amônia no Minerva em Araguaína. Na época, um dos vazamentos provocou a internação de ao menos 20 trabalhadores no Hospital Regional de Araguaína.

Riscos

Amônia é um gás muito utilizado na refrigeração industrial, mas também oferece riscos à saúde em caso de acidentes com vazamento. Pois é  um produto químico perigoso, corrosivo para a pele, olhos, vias aéreas superiores e pulmões. Caso seja inalada, pode causar tosse, chiado no peito, falta de ar, asfixiar e queimar as vias aéreas superiores.

Fórmula

A amônia, com símbolo químico NH3, é constituída de um átomo de nitrogênio e três de hidrogênio, apresentando-se como gás à temperatura e pressão ambientes. Liquefaz-se sob pressão atmosférica a – 33,35 ºC..

Equipes do Samu prestam atendimento aos funcionários. Foto: AN

Funcionários são atendidos pelo Samu. Foto: AN

Funcionários evacuaram do prédio e ficaram às margens da BR-153. Foto: AN