Política

Gabinete do vice-governador é transferido do Palácio Araguaia para prédio comercial em Palmas

A mudança ocorreu por determinação do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e foi divulgada pelo próprio Laurez na tarde desta quarta-feira (14)

Laurez Moreira Vice-Governador de Tocantins
Foto: Divulgação
O gabinete do vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira (PSD), foi transferido do Palácio Araguaia, sede do Poder Executivo estadual, para um prédio comercial localizado na quadra 104 Norte, em Palmas, a cerca de 1,5 km do Palácio.
 
A mudança ocorreu por determinação do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e foi divulgada pelo próprio Laurez na tarde desta quarta-feira (14), por meio das redes sociais. Na publicação, o vice-governador disse ter sido surpreendido com a medida e questionou a decisão.
 
“Sou vice-governador eleito, com pleno direito legal de substituir o titular. E assim o fiz, cumprindo a atribuição a mim conferida, não por vontade pessoal, mas por uma decisão judicial”, escreveu.
 
Segundo a assessoria do vice-governador, o novo gabinete funcionará em um prédio próximo à Avenida JK, que também abriga outros órgãos públicos, como a Secretaria de Estado da Igualdade Racial e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A previsão é que o atendimento no novo local comece na próxima segunda-feira (19).
 
Em entrevista, o governador Wanderlei Barbosa afirmou que o gabinete no Palácio Araguaia estava sem uso desde seu retorno ao cargo. 
 
“O espaço estava mal utilizado. Ele estava sem usar o gabinete desde que voltei ao governo”, declarou.
 
Laurez Moreira assumiu o governo do Estado em 3 de setembro de 2025, após o afastamento de Wanderlei Barbosa por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no âmbito da Operação Fames-19, que investiga supostos desvios em contratos de cestas básicas durante a pandemia da Covid-19. O afastamento durou até 5 de dezembro, quando o governador retornou ao cargo por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
 
Durante os três meses em que esteve à frente do Executivo estadual, Laurez realizou mudanças no secretariado e anunciou medidas de contenção de gastos. Após reassumir, Wanderlei determinou a criação de uma comissão para avaliar os atos da gestão interina.
 
A assessoria de Laurez informou que o vice-governador não pretende pedir o retorno do gabinete ao Palácio Araguaia e que ele “é livre dessas vaidades”.