Caso ocorreu na Escola Municipal Dr. Simão Lutz Kossobutzki, no bairro São João em Araguaína.
Foto: AN

Um garoto de nove anos perdeu um dos testículos após levar chute de um colega, nas partes íntimas. O fato ocorreu na última quarta-feira, 6, durante uma brincadeira na Escola Municipal Dr. Simão Lutz Kossobutzki, no Bairro São João, em Araguaína.  


A brincadeira em questão, segundo a familia, era do “pega” e ocorreu durante o recreio na unidade escolar. Segundo o relato, um colega da criança deu um chute na barriga e outros nas partes íntimas. O garoto ficou sentindo dores na escola.

 O pai da criança, seu Keisson Bezerra, reclamou que Escola não contatou a família e orientou que a criança ficasse sentada na sala da coordenação.

Keisson Bezerra, pai da criança. Foto: Cedida ao AN


"Só mandaram ele ficar sentado lá, sentindo dor. Depois eu vim buscar ele, e ele começou a ficar sentindo dor em casa. Fui na UPA, da UPA mandou pro Hospital Municipal. Ficou internado, teve que fazer uma cirurgia". Frisou o pai em entrevista.


Devido à gravidade, a equipe médica do Hospital precisou retirar um dos testículos e o outro, segundo a família, está comprometido. “Tirou o testículo direito, o esquerdo costurou, com 3 pontos, pra ver se segura. Se não segurar, provavelmente vai ter que tirar o outro testículo, daqui a 30 dias.” Detalhou seu Keisson, pai a criança. 

Aluno foi submetido a cirurgia para retirada de um dos testículos. Foto: Cedida ao AN

Revoltado com o ocorrido e a postura da escola por não avisar a família, o pai do garoto quer Justiça. “Foi negligência no caso. Só ficamos sabendo pela boca da criança, não foi da escola. Aí preocupação também com os remédios. A escola vai ter que ajudar também.  (...)A criança vai ter q passar por um psicólogo.” Desabafou Keisson. 

Ainda segundo a família, a criança está internada no Hospital e ontem completou nove anos de idade. “A gente quer Justiça. Pelo fato que aconteceu com meu sobrinho. A gente veio conversar com a diretora e ela disse que não sabia de nada". Reclamou a tia, Keila. 

O outro lado

Em nota, a  Prefeitura de Araguaína informou que a Secretaria da Educação e a direção da Escola Municipal Simão Lutz, no Bairro São João, tomaram conhecimento em detalhes do ocorrido na manhã desta segunda-feira, 11, e que, de imediato, entrou em contato com o pai da criança para se colocar à disposição para todos os esclarecimentos necessários e qualquer outro apoio que a família precise.


Informou ainda, que conforme as informações levantadas pela direção da escola junto às professoras, coordenação e outros alunos que presenciaram o acidente, o fato aconteceu na última quarta-feira, 6. 

“Em um momento de brincadeira entre os alunos, durante o intervalo, um aluno foi lesionado nas partes íntimas por um colega. A equipe gestora da escola não foi comunicada sobre a situação no dia do acidente.” 

Frisou que na manhã desta segunda-feira, 11, a direção entrou em contato com o pai, que foi até a escola conversar com a diretora, coordenadora e professoras responsáveis pelo aluno. “A equipe da escola reforçou ao pai que a criança não relatou sobre o acidente, por isso não foi possível dar a assistência necessária logo após o acidente.”

A nota frisa que a  escola e a Secretaria Municipal agem de forma imediata quando têm ciência de fatos como esse, conforme preconiza o regimento da unidade de ensino.

“Mesmo assim, a prefeitura reforça que a secretaria e direção da escola já se colocaram à disposição da família do aluno para dar todo o suporte necessário ao caso e apurar as circunstâncias do ocorrido.”

Ressaltou ainda que, mesmo que a lesão ao aluno tenha acontecido diante de uma brincadeira, a direção sempre trabalha junto aos alunos o combate ao bullying, à violência e o respeito entre os colegas.