A Polícia Rodoviária Federal fez a detenção de cinco pessoas (três homens e duas mulheres), na manhã desta terça-feira, 23, em Guaraí/TO. Após efetuar sinal de parada a um veículo da marca Honda, modelo Civic, com placas de São Paulo, houve a evasão do mesmo no sentido norte. Foi realizado acompanhamento tático por agentes da PRF e a menos de dois quilômetros da Unidade PRF ocorreu a abordagem. O veículo era conduzido por P. H. C., 26 anos, inabilitado. Com o motorista estava outras 4 pessoas (F. A. N., 21 anos, A. C. G. O., 22 anos e duas mulheres: A. P. O, 21 anos e J. A. N., 23anos, que pelas entrevistas não tinham conhecimento/envolvimento das pratica adotadas pelos três homens). Todos saíram de Goiânia/GO e o destino era a cidade de Fortaleza/CE.
Durante fiscalização, os policiais encontraram no interior do veículo, em uma mala pertencente ao passageiro F. A. N, 21 anos: 2 notebooks; 1 unidade de Leitor de cartão cor preta ; 1 unidade de Multiuso para entrada USB; 1 CD DELL Resource Media; 20 Cartões (débito/crédito) c/ CHIP em branco; 2 Pen Drive Cruzer Blade 4 GB; 1 Celular Iphone 5S; 01 cartão Acesso Card; 1 HD ITB; 1 Leitor de Cartão X6; 1 Máquina de Cartão Rede; 1 Maquina de passar cartão marca Rede; 1 Ticket reimpresso mastercard; 2 Leitores Certificado Digital Contac; 1 Carregador Portátil, portados por F. A. N., 21 anos. Nos pertences de A. C. G. O., 22 anos, foram encontrados: 1 Cartão Ticket Cielo de compra; 3 Comprovantes depósitos; 2 Cartões Caixa; 4 unidades de Cartões Acesso CARD mastercard; 1 Celular Sansung; 1 Celular LG; 1 Cortador de chip para celular; 1 notebook Sony Vaio; 02 cartões poupança Caixa; e 1 cartão Acesso Card.
Com os abordados, os policiais encontraram ainda arquivos com nomes de centenas de pessoas, os quais haviam os dados pessoais, números de cartões, data de vencimento dos cartões e o código de segurança, com a finalidade de efetuar compras pela internet. Havia inclusive registros de compras realizadas em alguns sites.
Os materiais apreendidos com os envolvidos, que configuram suposta prática de crime de estelionato por meio de fraudes em cartões de crédito/debito, através de sites de vendas de produtos, utilizando-se de dados cadastrais (nomes, email, cpf, dados bancários e senhas) de terceiros, sem nenhum vínculo com os envolvidos.
Possíveis golpes aplicados
Além das compras pela internet, um dos golpes consiste em substituir a máquina de cartão portátil, em um estabelecimento comercial (momento de distração do funcionário). Com a troca, o dinheiro passa a cair em uma conta dos golpistas. Outra prática, seria aliciar algum funcionário, principalmente em bares e restaurantes, para substituir a máquina de cartão num determinado período, por meio do qual os estelionatários teriam acesso aos dados dos clientes, inclusive a senha. De posse dessas informações os dados seriam clonados em cartões com chip em branco (foram 20 cartões apreendidos) e posteriormente seriam utilizados para fazer compras.
As cinco pessoas detidas, os produtos e equipamentos apreendidos foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Guaraí para a devida autuação.