O Detran-TO alerta os usuários para possíveis tentativas de fraudes em transações de vendas de veículos.
Foto: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO), atráves do Núcleo de Inteligência, alerta os usuários para possíveis tentativas de fraudes em transações de vendas de veículos ou sucatas do leilão em formato virtual, que está sendo promovido pelo Detran-TO. Os responsáveis pelo crime entram em contato com a vítima, oferecendo os veículos ou sucatas que estão sendo arrematadas.

Geralmente a abordagem é feita por aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram. Os impostores encaminham para a vítima um link falso da página do leilão oficial na tentativa de ludibriar o usuário de que aquele seria o canal oficial do leilão. Tudo isso para tentar levar a possível vítima a efetuar o pagamento do boleto emitido no site enviado pelo falsário.

O Núcleo de Inteligência, após receber uma denúncia, iniciou trabalhos para identificar os responsáveis pelo golpe. O gerente de Inteligência, Junior Mendes, aconselha aos compradores que, ao serem abordados por este tipo de ação ilegal, que procurem ao Detran-TO para fazer a denúncia, e assim responsabilizar os criminosos por seu ato. 

O Diretor Operacional do Detran-TO, Marcos Jair Aguiar,  alerta para possíveis golpes aplicados por criminosos. “O usuário deve estar sempre atento à abordagem da mensagem recebida. Nem o Detran e nem os servidores do órgão, não entram em contato com ninguém via aplicativos de mensagens para enviar links ou documentos de arremates dos leilões. Certifique-se de confirmar as informações nos canais oficiais do Detran.”

Leilão

O leilão do Detran-TO está sendo realizado remotamente (on-line), e para o usuário participar deve realizar o cadastro gratuitamente no site www.caiapoleiloes.com.br, e enviar os documentos, citados no edital, a confirmação do cadastro será encaminhada ao endereço de e-mail no ato do cadastro. Os lances serão feitos exclusivamente pelo site.

Os pagamentos são feitos via transferência ou deposito bancário, com prazo de 24 horas após o recebimento do e-mail de confirmação da arrematação, que é enviado após a comprovação dos lances.

O Detran reitera que os lances devem ser feitos exclusivamente on-line, pelo site www.caiapoleiloes.com.br, qualquer oferta de arremate feita de outra forma ou meio deve ser descartada e denunciada ao Detran-TO ou numa delegacia de polícia mais próxima. Todas as informações sobre o Leilão do Detran-TO estão disponíveis no Diário Oficial do Estado do Tocantins (www.diariooficial.to.gov.br) , edição número 5699, de 6 de outubro de 2020.