
O governador Mauro Carlesse nomeou 46 aprovados no último concurso da Polícia Civil, realizado há quase sete anos, em 2014. Também anunciou a comissão que vai organizar o novo concurso da Secretaria de Segurança Pública (SSP-TO).
A cerimônia aconteceu na manhã desta terça-feira (3) no Palácio Araguaia, em Palmas, e foi transmitida ao vivo pelas redes sociais. Ao todo, o governador fez a nomeação de 11 delegados de polícia, 13 escrivães e 22 peritos oficiais, todos aprovados em concurso.
O ato de nomeação será publicado no Diário Oficial do Estado. Em pronunciamento, o governador Mauro Carlesse destacou que está fazendo um Estado de segurança. “Tocantins é um exemplo de segurança pública para o Brasil todo.” Pontuou, o governador.
Novo concurso
O secretário de segurança pública Cristiano Sampaio formalizou o ato para formar a comissão para realizar o novo concurso da Polícia Civil. O ato foi assinado pelo governador. Não foi divulgado prazos e nem a quantidade de vagas.
Sobre o novo concurso da SSP-TO, o governador destacou que é uma necessidade e vai suprir a demanda futura do Estado. Pontuou ainda que o certamente seleciona os mais qualificados e preparados para os cargos, que serão disponibilizados na Segurança.
Conforme o secretário Cristiano Sampaio, o novo concurso é necessário devido ao fato de que 37% dos cargos da carreira da Polícia Civil encontram-se vagos e à iminente aposentadoria de diversos outros policiais.
O secretário Cristiano Sampaio ressaltou também que a segurança vive um novo momento. “O que a gente vê é um momento novo na segurança pública do Tocantins e os resultados já aparecem. Nesse primeiro bimestre de 2021, tivemos uma redução de 23% no número de homicídios no Estado e uma redução superior a 40% nos crimes contra o patrimônio. E, ao anunciar a comissão que vai preparar um novo concurso público, o Governo reforça o quanto a segurança pública é importante”, afirmou.