Política

Governador prestigia passagem de comando da PM e destaca redução de 37% da criminalidade no Tocantins

Solenidade realizada nessa terça-feira, 31, marca transição no comando-geral da PMTO, homenageia veteranos, reconhece resultados na segurança pública e autoriza curso para promoção de oficiais

Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, durante a passagem de comando da Polícia Militar, nessa terça-feira, 31, em Palmas
Foto: Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou, nessa terça-feira, 31, da solenidade de passagem de comando da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), realizada no pátio do Quartel do Comando-Geral (QCG), em Palmas.

No ato, o coronel QOPM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça transmitiu o cargo de comandante-geral ao coronel QOPM Cláudio Thomaz Coêlho de Souza.

A cerimônia reuniu autoridades civis e militares e marcou um novo ciclo na gestão da corporação e, na oportunidade, o governador do Tocantins destacou os avanços da segurança pública no estado, com redução de cerca de 37% nos índices de criminalidade e o segundo melhor desempenho nacional em indicadores da área.

Os resultados são fruto de planejamento, investimentos e integração institucional, com reforço na estrutura da Polícia Militar e realização de operações estratégicas, como a Canguçu. Temos confiança de que o coronel Cláudio Thomaz dará continuidade a esse trabalho com disciplina, compromisso e dedicação à Polícia Militar e à sociedade tocantinense

— afirmou o chefe do Executivo.

Após a formalização da transmissão do cargo, o comandante sucedido e o sucessor realizaram a tradicional revista à tropa, ato simbólico que reforça a disciplina, a hierarquia e a continuidade do comando na instituição militar.

Outro momento de destaque foi a homenagem aos veteranos da Polícia Militar do Tocantins, em reconhecimento à contribuição histórica dos ex-integrantes para a consolidação da corporação, reforçando a valorização da memória institucional.

O coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça destacou que sua gestão foi marcada por planejamento estratégico e resultados concretos, estruturados em três pilares: aumento do efetivo, qualificação permanente da tropa e investimentos em equipamentos e logística

.Avançamos com concurso público, ampliando o número de policiais; fortalecemos a capacitação profissional; e modernizamos a corporação com novas viaturas, armamentos e tecnologia. Esse resultado só foi possível com o apoio do governador do Estado, a dedicação dos nossos militares e o compromisso com a sociedade tocantinense

— afirmou.

Novo comandante-geral

Já o novo comandante-geral, coronel Cláudio Thomaz Coêlho de Souza, reforçou o compromisso de dar continuidade às ações e ampliar os resultados da corporação.

Assumo o comando com o compromisso de dar continuidade ao trabalho realizado, com foco em inovação, ampliação do efetivo e fortalecimento da presença da Polícia Militar nos municípios. É um momento de grande responsabilidade e honra assumir o comando-geral da instituição

— destacou.

Medalha Tiradentes

A programação da passagem de comando da Polícia Militar incluiu a imposição da Medalha Tiradentes, a mais alta honraria da Polícia Militar do Tocantins, com a entrega de 398 condecorações a autoridades e personalidades que prestaram relevantes serviços à corporação.

Também foram entregues 120 medalhas para o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), em reconhecimento ao mérito dos profissionais que atuam no suporte aéreo às operações de segurança.

Durante a solenidade, o deputado federal por São Paulo Guilherme Derrite, homenageado com a Medalha Tiradentes, ressaltou a importância do fortalecimento da segurança pública em âmbito nacional.

No Congresso Nacional, temos trabalhado para garantir mais segurança jurídica aos profissionais e aprimorar a legislação penal. A população espera firmeza no enfrentamento ao crime e medidas que reduzam a impunidade

— pontuou.

Representando a tropa, o comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, em Arraias, major Anízio Vaz, destacou a importância do reconhecimento institucional.

“É uma honra receber a maior condecoração da Polícia Militar do Tocantins. Essa homenagem representa o reconhecimento e a valorização de toda a tropa

— afirmou.

Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinou ainda durante o evento a Ordem de Serviço para a realização do Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos (Choa), com 50 vagas para promoção de subtenentes ao posto de segundo-tenente.