O governo do Estado anunciou que  a população de Araguatins, município distante 601 km de Palmas, vai receber uma unidade de Delegacia Cidadã. O prédio  apresenta um modelo diferenciado, para se tornar referência em qualidade de atendimento ao cidadão.

A licitação para contratação de empresa especializada para construção do prédio foi publicada no início do mês e o resultado deverá ser conhecido a partir desta quarta-feira, 30, com a abertura dos envelopes dos proponentes. A construção da Delegacia na cidade de Araguatins é proveniente da emenda parlamentar do senador Vicentinho Alves.

Atualmente a sede da 10ª Delegacia Regional de Polícia - composta por 14 municípios da região do Bico do Papagaio - funciona em um prédio alugado em Araguatins, e a construção do novo espaço, além de garantir uma estrutura moderna, que será reaparelhada, seguirá os moldes do Programa Delegacia Legal, do Rio de Janeiro.

De acordo com a delegada Suraia Vilela, que atua no departamento de captação de recursos federais, com a implantação da sede própria, em uma área de 282 m², o governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), irá garantir um atendimento mais eficaz à população. “É um modelo de delegacia que prevê uma série de modificações, como, por exemplo, a entrada dos presos por uma porta lateral, evitando dessa forma eventuais contatos com as vítimas que ali estejam para fazer o reconhecimento”, disse.

Segundo a delegada, as modificações previstas com o modelo das delegacias cidadãs envolvem desde a construção e reforma, bem como a modificação das rotinas internas, como forma de oferecer conforto ao cidadão. “A gente procurou um terreno bem localizado, próximo ao transporte público, facilitando o acesso das pessoas e oferecendo também melhores condições de trabalho aos nossos policiais”, garantiu.

Novas unidades do programa Delegacia Cidadã deverão ser construídas no Estado, sendo que a escolha da 10ª região para a construção dessa unidade se deve à proximidade com outros Estados, como o Maranhão e Pará, fator que atrai criminosos a praticar ilícitos na região, devido à grande quantidade de rotas de fuga, principalmente pelos rios Araguaia e Tocantins.