Hospital Reginal de Araguaína
Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins publicou nesta segunda-feira (3) uma lista com 176 nomes de médicos que estão sendo convocados para tentar reativar leitos de UTI que estão sem funcionar no Hospital Regional de Araguaína. A medida foi tomada após uma ordem da Justiça para que a convocação fosse feita. O HRA tem sete leitos do tipo que poderiam atender pacientes com a Covid-19 e que não estão sendo usados por falta de profissionais.

A lista de nomes tem tanto profissionais concursados como contratados. Todos são médicos, mas as cargas horárias de cada um variam entre 90 e 270 horas. Os nomes estão a partir da página 15 do Diário Oficial do Estado desta segunda.

A própria portaria com a convocação especifica que a decisão foi tomada por causa da ordem da Justiça e que atinge os profissionais que estão de sobreaviso. Os profissionais em questão são obrigados a se apresentar entre os dias 4 e 5 de agosto.

Eles devem ir até a sede do HRA das 8h às 12h ou das 14h às 18h. Os médicos devem falar diretamente com os diretores geral e técnico da unidade para que possa ser avaliada a aptidão de cada profissional para a prestação de assistência médica aos pacientes nos casos de urgência e emergência relacionados ao coronavírus.

A decisão judicial é referente apenas a situação de Araguaína, mas há outras unidades hospitalares enfrentando o mesmo problema. Em Paraíso do Tocantins 12 leitos clínicos do Hospital Regional estão bloqueados por falta de equipe e quatro das UTIs do Hospital Geral de Palmas, o maior do Tocantins, também deixaram de receber pacientes. Ações judiciais com pedidos semelhantes aos do caso de Araguaína tramitam na Justiça.

O Diário Oficial também trouxe o contrato entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Instituto Sinai, em Araguaína, para a utilização de leitos do hospital particular por pacientes do SUS. O extrato especifica que a contratação vale por seis meses e que o estado deve pagar R$ 2.459.236,53 pelos leitos de UTI do instituto. A quantidade não está especificada no diário.