O governo do Estado iniciou a implantação do campus da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) na cidade de Dianópolis. Em reunião com o prefeito Régis Melo, o reitor da Unitins, Joaber Macedo discutiu as ações a serem tomadas para que o campus universitário seja efetivamente implantado na região sudeste do Estado. Além de Dianópolis foi autorizada a implantação de campi da universidade estadual nos municípios de Araguatins e Augustinópolis, na região do Bico do Papagaio, extremo norte do Tocantins.

Na ocasião, a comitiva visitou prédios do município que poderão sediar as futuras instalações da universidade. “O foco dessa visita é encontrar uma estrutura física para que cursos presenciais da Unitins comecem funcionar já no segundo semestre deste ano”, adiantou Macedo, acrescentando que já existe um polo de educação a distancia da Unitins/UAB em Dianópolis, ofertando 95 vagas para os cursos gratuitos de Pedagogia e Computação.

De acordo com o prefeito Régis Melo, a meta inicial é alocar um prédio para comportar provisoriamente a estrutura da Unitins, enquanto é feito o processo de doação de um terreno para a construção definitiva. “Estou verificando uma área para doar à universidade, e tenho certeza que em pouco tempo teremos recurso para construir”, disse.

Além dos 23 mil habitantes de Dianópolis, o campus da Unitins atingirá cerca de 100 mil moradores da região sudeste do Tocantins, distribuídos nos municípios de Taguatinga, Natividade, Paranã, Arraias e Almas, Novo Jardim, Porto Alegre do Tocantins, Aurora do Tocantins e Ponte Alta do Bom Jesus.

Alunos da Fades

Durante a visita, Joaber Macedo e Arison Pereira participaram de uma reunião com alunos da Faculdade para o Desenvolvimento do Sudeste Tocantinense (Fades) e representantes de entidades como Defensoria Pública, Promotoria de Justiça e da comarca de Dianópolis. Na ocasião, os gestores da Universidade do Tocantins se comprometeram em receber os alunos da instituição local de ensino. “Fizemos o compromisso de receber esses acadêmicos para que eles possam concluir os cursos e terem seus diplomas reconhecidos”, disse Macedo.

Estudante do sexto período do curso de Direito, Bruno Teixeira, de 43 anos, disse que está ansioso para que o impasse da Fades seja resolvido. “Ficamos meses sem aula e muito preocupados com o futuro dos nossos estudos. Mas hoje estamos muito felizes e com uma grande expectativa de ingressar numa universidade como a Unitins, que nos dará a certeza de que teremos uma boa formação”, disse.

Comissão de estudos

Na última terça-feira, 11, foi republicado no Diário Oficial do Estado do Tocantins o Decreto nº 4.981 que institui uma comissão de estudos destinados à implantação de campi universitários da Unitins. A republicação trouxe uma notícia importante para a região do Bico: a comissão deverá desenvolver estudos para a viabilização e implantação, em Araguatins, dos cursos de Medicina, Enfermagem e Farmácia, e da construção do Hospital Universitário do Tocantins (Huto).

Segundo o decreto, os membros da comissão realizarão os levantamentos prévios sobre as questões jurídicas, acadêmicas, administrativas, pedagógicas e financeiras para a implantação de todos os campi. E no caso do recebimento de acadêmicos de outras instituições de ensino superior, a comissão fará analise técnica para que estudantes ingressem na Unitins em conformidade com as normas jurídicas.

A comissão é formada pelo reitor Joaber Divino Macedo (Unitins); José Kazuo Otsuka (Procuradoria-Geral de Justiça); Hermes Sebastião Amorim de Ribamar Moraes (Tribunal de Contas do Tocantins); João Cavalcante Gonçalves Ferreira (Procuradoria Geral do Estado); Ricardo Eustáquio de Souza (Controladoria-Geral do Estado); Viviane Lúcia Costa (Defensoria Pública Geral do Estado).