Av. Cônego João Lima, a principal via comercial de Araguaína
Foto: Marcos Filho/Ascom Araguaína

O governo do Tocantins decretou "lockdown" —bloqueio total— em mais de 30 municípios do estado. A medida entra em vigor amanhã, às 6h e durará por sete dias.

Araguaínam, que concentra o maior número de mortos e infectados pela doença, está na lista (veja todos os nomes abaixo), que não inclui a capital Palmas. O número de mortes causadas pelo novo coronavírus tem crescido na região do Bico do Papagaio, assim como a ocupação de leitos de UTI.

Com o estabelecimento do decreto, as ruas serão fiscalizadas pela Vigilância Sanitária e pela Polícia Militar do Tocantins, que contarão com o apoio do Corpo de Bombeiros, da Secretaria Estadual de Segurança Pública e do Detran. O descumprimento das regras do decreto será passível de responsabilização pela Lei 6.437, de agosto de 1977, e o artigo 268 do Código.

Todo o comércio será fechado, com exceção de serviços essenciais como supermercados, farmácias, padarias e postos de combustíveis.

Conforme o boletim nº 61 da Secretaria de Estado da Saúde, Araguaína já registrou 496 casos confirmados de Covid-19 e 6 mortes só nos últimos três dias. Já a região do Bico do Papagaio, repleta de cidades pequenas e sem estrutura para atendimento dos casos graves concentra mais de 30% das confirmações de todo o Estado.

Restrições

A partir da publicação do decreto fica proibida a circulação de pessoas nos municípios impactados pela medida. A exceção é para serviços essenciais, com a apresentação de documento de identificação oficial com foto, sendo obrigatório o uso de máscara de proteção facial;

  1. deslocamento a hospitais, supermercados, farmácias ou estabelecimentos cujas atividades se enquadrem como essenciais;
  2. comparecimento ao trabalho, desde que no local sejam realizadas atividades consideradas essenciais;

Também estão proibidas a realização de visitas ou reuniões, públicas ou privadas, inclusive de pessoas da mesma família que não coabitam a mesma residência, independentemente do número de pessoas;

além da realização de atividades religiosas presenciais, facultando-se a ocorrência de modo remoto, virtual.

Distanciamento

A medida a ser decretada é mais rígida que o Distanciamento Social Ampliado (DSA), já em vigor no Estado por meio de decreto, e visa reduzir a curva de contaminação do vírus, evitando, assim, o colapso na rede pública de saúde.

O Tocantins atingiu, nesta sexta-feira (15), a marca de 1.179 casos da doença. Ao todo, 82 pacientes estão hospitalizados, sendo 37 em leitos UTI’s – 21 na rede pública. Outros 191 pacientes estão recuperados.