Notícias

Governo do Tocantins e UFT iniciam especialização para 240 servidores da saúde e educação

São 4 cursos ofertados pela Seduc e desenvolvidos pelo Centro de Formação, Extensão, Inovação e Pesquisa em Educação, Lazer e Saúde (Cepels)

Aula inaugural foi realizada no auditório do Colégio Militar do Estado do Tocantins, Senador Antônio Luiz Maya
Foto: Nilson Chaves/Gov.TO

Profissionais da educação e da saúde do Tocantins participaram, nesta sexta-feira, 28, em Palmas, da aula inaugural dos cursos de pós-graduação lato sensu ofertados pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT). Organizados pelo Centro de Formação, Extensão, Inovação e Pesquisa em Educação, Lazer e Saúde (Cepels), os cursos integram o Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), no eixo de Formação Profissional.

São quatro cursos: TDAH, TEA e Altas Habilidades/Superdotação; Bem-Estar, Saúde e Lazer Docente; Gestão de Equipes e Liderança Educacional; e Inovação Pedagógica na Educação Digital. Com carga horária de 450 horas, a especialização será realizada no Câmpus de Palmas da UFT, em formato presencial e remoto, a partir deste sábado, 30.

Os 240 cursistas são profissionais vinculados às redes de educação e saúde (estadual e municipal), incluindo servidores concursados e contratados. O processo seletivo para preenchimento das vagas, sendo 60 para cada curso, ocorreu entre maio e julho, organizado pelo Cepels.

Durante a aula inaugural, o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, enfatizou que investir na formação e na valorização dos profissionais é um compromisso do governo do Estado.

Este é um momento sonhado, planejado com a UFT e a Fapto. Nossa gestão acredita no aperfeiçoamento das equipes, na inovação e no cuidado com os servidores, pois quando investimos no servidor, garantimos um profissional mais preparado e, acima de tudo, mais feliz. Essas especializações vêm para melhorar a gestão das nossas unidades de ensino, para preparar os nossos professores para atender estudantes com TEA, altas habilidades e outras neurodivergências, além de promover o bem-estar e a qualidade de vida dos nossos profissionais. São ações pensadas para transformar a realidade da educação nas redes estadual e municipal”, ressaltou.

Parcerias 

O coordenador do Cepels, professor Kelber Abrão, destacou que a parceria histórica oferece duas especializações pioneiras no Tocantins, nas áreas de lazer e bem-estar e de TDAH, altas habilidades e superdotação.

Tivemos uma caminhada coletiva para tornar esse momento possível e que trará resultados grandiosos. Essa parceria com a Seduc traz avanços como nunca vistos na história do nosso Estado. Precisamos estar preparados para atender os nossos estudantes com altas habilidades, para que sejam acolhidos e possam desenvolver ao máximo seu potencial. Com relação aos professores, temos cada vez mais profissionais adoecidos por Burnout, pela rotina de alta produtividade. Então precisamos cuidar de quem ensina, e isso também é cuidar de quem aprende”, enfatizou.

A secretária municipal de Educação, Anice Moura, ressaltou a importância da parceria entre Estado e municípios. “Fico honrada em ver consolidada essa jornada da qual tive a honra de participar e com tantos professores de Palmas sendo contemplados. O Governo do Tocantins tem esse olhar sensível para os municípios, e essa parceria fortalece o trabalho dos professores, chegando à escola e transformando a vida de educadores e estudantes não só da rede estadual, mas também das unidades de ensino municipais”, frisou.

O presidente da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), Léo Araújo, lembrou o papel da Fundação em aproximar a universidade da sociedade. “A Fapto faz com que o serviço da universidade chegue até a comunidade. Nessa atual gestão estadual, abriram-se as portas para parcerias que estimulam a educação inclusiva e inovadora. Com esses cursos, a realidade das escolas ganhará um novo impulso”, assegurou.

Durante a solenidade, docentes apresentaram brevemente as disciplinas que serão ministradas a partir deste sábado, 30. A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFT, Karylleila Andrade, discorreu sobre a especialização em Liderança e Gestão de Equipes Educacionais. A professora Jocyleia Santana apresentou a especialização em TDAH, TEA e Altas Habilidades/Superdotação, e a professora Ana Paula Machado falou sobre o curso de Inovação Pedagógica na Educação Digital.

Expectativa dos cursistas

A professora Maria Aparecida Fernandes, da rede municipal de Palmas há mais de 20 anos, compartilhou sua motivação em participar da pós-graduação em TDAH, TEA e Altas Habilidades e Superdotação. “Comecei minha carreira na alfabetização e já naquela época percebia que muitas crianças não conseguiam aprender, mesmo com diferentes metodologias. Estudei, me especializei em psicopedagogia, e hoje, mais do que nunca, a escola e as famílias vivem uma nova realidade, que exige adaptação. Esse curso vem para somar nesse aperfeiçoamento, e eu quero ampliar ainda mais meus conhecimentos para colocá-los em prática”, revelou.

Também entre os participantes, o professor de Educação Física da rede municipal de Palmas, Lucas Coelho, ressaltou a importância do curso voltado ao bem-estar docente. “Essa oportunidade de aprofundar os estudos em bem-estar e lazer é única. Nós cuidamos do lazer dos alunos, mas essa especialização nos prepara para também cuidar dos colegas, em uma profissão que exige esforço físico e psicológico. Tenho certeza de que essa pós-graduação abrirá novos caminhos para fortalecer a saúde dos professores, tanto da rede municipal quanto estadual”, contou.

A gerente de Ensino Médio da Seduc, Yane Dias, optou pelo curso de Inovação e Gestão.  “Assim que li a ementa do curso, me interessei muito. Estou bastante empolgada e espero aperfeiçoar a minha prática de gestão para além da prática pedagógica e poder contribuir ainda mais para a educação no nosso Estado”, relatou.

Seduc e UFT

Este é o terceiro convênio firmado entre a Seduc e a UFT por meio da Fapto para qualificação profissional. Em 2024, foram lançados dois cursos stricto sensu: o Mestrado Profissional em Governança e Transformação Digital e o Mestrado Profissional em Educação, contemplando 40 servidores efetivos da rede estadual.

A superintendente de Educação Profissional e Tecnológica da Seduc, Carla Patrícia, destacou o compromisso da atual gestão estadual com os profissionais da educação. “Vivemos o melhor momento da educação no Tocantins, com um governo que investe como nunca antes na formação, gerindo com seriedade e humanidade, promovendo iniciativas que valorizam o bem-estar e tratam o profissional com zelo e dedicação. Tudo isso transforma e evidencia a educação do Tocantins como exemplo a ser seguido”, enfatizou.