
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Secad), esclareceu, nesta segunda-feira, 16, dúvidas dos servidores públicos estaduais e pensionistas sobre o pagamento salarial por meio do Banco de Brasília (BRB), que ocorre a partir deste mês de junho.
O titular da Secad, Paulo César Benfica, reforçou que todos os servidores receberão seus salários normalmente e assegurou que o BRB está ampliando sua rede de atendimento, com a abertura de novas agências e pontos de apoio em diversas regiões do estado.
O secretário explicou que servidores e pensionistas devem informar ao Setorial de Recursos Humanos (RH) do órgão ao qual pertencem o número da conta no BRB, independentemente de ter sido aberta de forma voluntária ou pelo Governo do Tocantins.
“Os servidores já estão com suas contas abertas, seja de forma voluntária, por meio do aplicativo, ou por iniciativa do próprio Estado. Portanto, os salários serão depositados normalmente, sem qualquer prejuízo. Como a relação do cidadão com o banco é um direito do consumidor, cada um pode optar por manter ou não o recebimento pelo BRB, mas é necessário manter a conta no banco. Quem já possui um banco habitual e optar pela portabilidade, poderá continuar movimentando a conta escolhida. Todos os direitos do consumidor estão sendo e continuarão sendo plenamente respeitados”, enfatizou Paulo César Benfica.
Conta no BRB
O processo pode ser feito 100% on-line, sem custos, por meio do aplicativo Banco BRB, disponível nas lojas oficiais da Apple Store e Play Store.
O servidor também pode solicitar auxílio para abertura da conta nas agências do BRB.
Após a abertura, é necessário encaminhar a comprovação com os dados da conta para o Setorial de RH do órgão de lotação, para conferências futuras.
No entanto, a integração dos dados bancários ao Sistema de Controle de Pessoal e Pagamento será realizada de forma centralizada e via banco de informações, respeitando o calendário oficial da folha de pagamento.
Cartões
Os cartões serão entregues nos endereços indicados pelo servidor ou pensionista no momento da abertura da conta.
“Além do correio tradicional, o banco está com uma empresa terceirizada para facilitar essas entregas. Quem ainda não recebeu o cartão pode entrar em contato pelos canais de atendimento do banco para solicitar informações sobre a entrega”, ressaltou o secretário.
Atendimento no interior
Para atendimento presencial, os servidores e pensionistas de Araguaína, Gurupi e Porto Nacional podem se dirigir às unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PronTO), das 8 às 14 horas, de segunda a sexta-feira. O atendimento estará disponível até 30 de junho.
Outras 26 cidades contarão com postos temporários, enquanto o BRB implementa unidades fixas de forma estratégica em todo o estado.
Saques
Inicialmente, os saques poderão ser realizados nos caixas do BRB nas agências de Palmas.
No segundo semestre deste ano, Porto Nacional, Araguaína e Gurupi também contarão com agências com caixas 24 horas.
O banco prevê ainda a possibilidade de saques em supermercados ou farmácias em outras cidades.
Como funciona a nova conta
A conta no BRB já vem com integração entre conta corrente, salário e poupança.
Com as informações de conta e senha geradas na abertura digital, o servidor pode desativar modalidades que não desejar, preservando seus direitos enquanto consumidor.
O cartão físico será enviado ao endereço cadastrado, com previsão de entrega de até 10 dias úteis.
Contudo, após a abertura da conta, o servidor já poderá utilizar um cartão de débito virtual, gerado no aplicativo, em até 24 horas.
Portabilidade
O servidor que quiser continuar recebendo o salário no banco de sua preferência poderá solicitar a portabilidade após a abertura da conta no BRB.
Como entrar em contato
O contato com o banco pode ser feito pelo chat disponível no aplicativo Banco BRB, ou pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), com atendimento gratuito 24 horas por dia:
0800 648 6161
0800 648 6162 (Pessoa com Deficiência - PcD)