
O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), integrou o Sistema de Gestão de Atendimentos (SGA) ao Pronto Digital, expandindo a oferta de agendamentos on-line de serviços públicos estaduais.
A novidade, que já está em funcionamento, permite que os cidadãos agendem atendimentos nas unidades físicas do PronTO diretamente pelo portal de serviços. Os demais órgãos que também utilizam o SGA se beneficiarão com a atualização.
A nova versão do SGA 2.0 foi desenvolvida para garantir uma experiência mais fluida e eficiente aos usuários; e contribui para a redução de filas e tempo de espera nas unidades físicas, maior comodidade ao poder agendar serviços de qualquer lugar por meio da plataforma digital, transparência no acompanhamento do atendimento e padronização dos sistemas de agendamento em toda a administração pública estadual.
"Desenvolvemos o SGA 2.0 com uma tecnologia mais moderna, especificamente para essa integração com o Pronto Digital. Quando o cidadão faz seu agendamento por meio do portal, a informação é instantaneamente enviada para o SGA do órgão responsável, eliminando processos manuais e reduzindo possibilidades de erro. Esta é a transformação digital na prática, beneficiando diretamente a população", destaca o presidente da ATI, Hiram Gomes.
O secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica, ressalta a importância da modernização no atendimento ao cidadão. “As unidades do PronTO reúnem diversos serviços públicos em um só lugar e a tecnologia tem sido fundamental para garantir um atendimento mais ágil e eficiente. A ferramenta de agendamento, por exemplo, é uma grande aliada nesse processo, pois organiza o fluxo de pessoas e assegura mais praticidade, conforto e rapidez para quem busca os serviços do governo”, pontua.
Agendamentos
Para utilizar o serviço integrado, acesse servicos.to.gov.br; faça login ou cadastre-se; navegue até o menu Minha Página; selecione a opção Agendamento; escolha o órgão e serviço desejado; e selecione local e horário disponível.
SGA
O Sistema de Gestão de Atendimentos (SGA) é a ferramenta utilizada nas unidades presenciais para gerenciar todo o fluxo de atendimento ao cidadão. Ele organiza as filas por meio de painéis de senhas; faz a triagem; define prioridades; e garante que o atendimento ocorra de forma organizada e eficiente. Com a versão 2.0, esse processo se torna ainda mais ágil e moderno.