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Governo do Tocantins integra sistema de gestão de agendamentos ao Pronto Digital

Novidade permite que os cidadãos agendem atendimentos nas unidades físicas do PronTO diretamente pelo portal de serviços

Nova versão do SGA 2.0 contribui para a redução de filas e tempo de espera nas unidades físicas
Foto: ATI/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), integrou o Sistema de Gestão de Atendimentos (SGA) ao Pronto Digital, expandindo a oferta de agendamentos on-line de serviços públicos estaduais.

A novidade, que já está em funcionamento, permite que os cidadãos agendem atendimentos nas unidades físicas do PronTO diretamente pelo portal de serviços. Os demais órgãos que também utilizam o SGA se beneficiarão com a atualização.

A nova versão do SGA 2.0 foi desenvolvida para garantir uma experiência mais fluida e eficiente aos usuários; e contribui para a redução de filas e tempo de espera nas unidades físicas, maior comodidade ao poder agendar serviços de qualquer lugar por meio da plataforma digital, transparência no acompanhamento do atendimento e padronização dos sistemas de agendamento em toda a administração pública estadual.

"Desenvolvemos o SGA 2.0 com uma tecnologia mais moderna, especificamente para essa integração com o Pronto Digital. Quando o cidadão faz seu agendamento por meio do portal, a informação é instantaneamente enviada para o SGA do órgão responsável, eliminando processos manuais e reduzindo possibilidades de erro. Esta é a transformação digital na prática, beneficiando diretamente a população", destaca o presidente da ATI, Hiram Gomes.

O secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica, ressalta a importância da modernização no atendimento ao cidadão. “As unidades do PronTO reúnem diversos serviços públicos em um só lugar e a tecnologia tem sido fundamental para garantir um atendimento mais ágil e eficiente. A ferramenta de agendamento, por exemplo, é uma grande aliada nesse processo, pois organiza o fluxo de pessoas e assegura mais praticidade, conforto e rapidez para quem busca os serviços do governo”, pontua. 

Agendamentos

Para utilizar o serviço integrado, acesse servicos.to.gov.br; faça login ou cadastre-se; navegue até o menu Minha Página; selecione a opção Agendamento; escolha o órgão e serviço desejado; e selecione local e horário disponível.

SGA

O Sistema de Gestão de Atendimentos (SGA) é a ferramenta utilizada nas unidades presenciais para gerenciar todo o fluxo de atendimento ao cidadão. Ele organiza as filas por meio de painéis de senhas; faz a triagem; define prioridades; e garante que o atendimento ocorra de forma organizada e eficiente. Com a versão 2.0, esse processo se torna ainda mais ágil e moderno.

Novidades do SGA 2.0

A ATI desenvolveu uma versão completamente renovada do SGA, com diversas melhorias, como interface moderna e intuitiva para servidores e cidadãos; painel de senhas reformulado, com melhor visualização e usabilidade; controle de prioridades otimizado para atendimento mais rápido; emissão de senhas com identificação por nome, trazendo personalização; e novos indicadores em tempo real para acompanhamento de métricas.