Essa modalidade será ofertada nas 26 unidades de ensino da rede e em todos os níveis de escolaridade.
Foto: Lino Vargas - Secom Gurupi

Hoje foi dia de voltar a assistir aula de dentro das escolas. Nesta segunda-feira, 30, quase 60% dos estudantes da rede municipal de Gurupi retornaram ao ensino presencial. Para marcar esse retorno, após quase um ano e meio de sistema remoto, imposto pela pandemia da Covid-19, as unidades de ensino preparam uma recepção com momento de acolhimento e repasse de orientações sobre a importância da prevenção contra o Coronavírus.

Muitas escolas e creches capricharam na decoração festiva com direito a tapete vermelho e a professores fantasiados com personagens infantis. A ideia era tornar essa volta para sala de aula mais descontraída, mesmo diante dos riscos ainda presentes de contaminação pela Covid-19.

“Nos entendemos os riscos e todas as demais situações que envolvem esse retorno, mas não dá, neste momento, para não falar de gratidão. O meu muito obrigada é pela disposição que cada servidor teve para fazer esse retorno ao presencial ocorrer. Sabemos que pode haver sentimento de insegurança porque o ciclo da vacinação para os trabalhadores da educação ainda não está completo, só foi aplicada a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Mas, todos nós estamos empenhados para que a última dose seja administrada agora em setembro, prazo para fechamento da imunização”, explicou a Secretária da Educação de Gurupi, Amanda Costa.

A gestora da pasta da Educação e a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, participaram do momento de acolhimento realizado na Escola Municipal Gilberto Rezende Rocha Filho, na Vila Pedroso. “Nossas escolas sempre estiveram abertas com todos os nossos servidores trabalhando, as aulas não tinham parado, mas estar com os alunos de volta presencialmente é muito prazeroso, toda nossa equipe se empenhou para este momento. Todos nós tivemos que encarar o mundo de outra forma a partir dessa pandemia, muitas foram as mudanças e em diferentes aspectos, na educação não foi diferente. Porém, nosso desejo é que essa volta às salas de aula não cause tantos impactos e que seja sinônimo de mais produtividade e aprendizado”, disse a prefeita de Gurupi.

Prevenção

Dois manuais de orientações que funcionam como um guia foram distribuídos a toda comunidade escolar. O material informativo norteia as ações de acolhimento e adaptação à rotina de estudos e adequação às normas de segurança sanitárias da Covid-19.

Todas as escolas estão abastecidas com insumos necessários aos cuidados contra a doença, como álcool a 70%, máscaras faciais, tapetes sanitizantes, medidores de temperatura e Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) como viseiras para servidores. Os prédios contam com sinalização sobre regras de prevenção sanitárias.

No último dia 18, a Secretaria Municipal da Saúde fez a aquisição de materiais e insumos necessários aos cuidados contra a Covid-19 e fez o repasse de cerca de 45 mil itens à Secretaria Municipal da Educação para distribuição nas escolas e creches.  

Escalonamento

Voltam às salas de aula da rede municipal de ensino de Gurupi 4.672 alunos. As aulas terão formato híbrido com escalonamento semanal de turmas em sistema presencial e remoto e ocupação máxima de 50% das salas de aula. Essa modalidade será ofertada nas 26 unidades de ensino da rede e em todos os níveis de escolaridade.

Para evitar aglomerações, um cronograma específico de agrupamento de turmas foi posto em prática. As aulas presenciais ocorrerão de segunda-feira a quinta-feira. Na sexta será feito o atendimento por meio do plantão pedagógico aos alunos que acompanham as aulas na modalidade remota.