G1 Tocantins

Pelo menos 15 prefeituras do interior do Tocantins tiveram os sites hackeados nesta segunda-feira (7). Os portais invadidos terminam com o final "to.gov.br" e a empresa responsável pelo suporte fica no Mato Grosso. Nos sites aparecem algumas imagens e em uma delas há a seguinte mensagem em latim: “quem guardará os guardiões".

Em outra imagem deixada pelos hackers há a seguinte frase em inglês: "pray 4 Syria", que traduzida significa "reze pela Síria".

Conforme levantamento feito pela produção da TV Anhanguera, as prefeituras que tiveram seus sites hackeados são: Lagoa da Confusão, Miracema do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Alvorada, Dueré, Sandolândia, Cariri do Tocantins, Aliança do Tocantins, Chapada da Natividade, Pugmil, Taipas do Tocantins, Aguiarnópolis, Juarina, Luzinópolis e Itaguatins.

O assessor de imprensa da Prefeitura de Lagoa da Confusão, Zacarias Martins, que também teve o portal invadido, informou que já registrou boletim de ocorrência. "A prefeitura está tomando as providências para colocar o site no ar o mais rápido possível. Todo o nosso sistema está fora do ar, por isso, quem precisar emitir uma nota fiscal ou imprimir um boleto do IPTU não terá acesso". Segundo ele, não há prazo para o site voltar a funcionar.

O gerente da empresa responsável pela operação dos sites, Fernando Silva, informou que todos os sites já estão no ar novamente. Segundo ele, 15 portais foram atingidos no Tocantins e que o mesmo problema também foi registrado na Bahia. A invasão durou cerca de seis horas.