Notícias

Helicóptero pousa no meio de avenida de Palmas para salvar criança de 3 anos engasgada

Ação foi necessária a fim de agilizar o atendimento da vítima, de apenas três anos, que havia engasgado e apresentava caso clínico agravado

Aeronave da Secretaria de Estado da Segurança Pública faz resgate aeromédico de criança em Novo Acordo.
Foto: SSP-TO

O helicóptero da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins pousou no meio de uma avenida de Palmas para salvar a vida de uma criança de três anos engasgada, na tarde desta quarta-feira (11). De acordo com o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) a vítima estava em Novo Acordo e levaria quase duas horas para chegar ao Hospital Geral de Palmas (HGP) se fosse socorrida por uma ambulância.

O Cioper informou que o resgate aeromédico foi necessário devido à urgência do caso. Novo Acordo fica a 114 km de Palmas e o helicóptero levou cerca de 20 minutos para fazer o transporte da criança até o hospital. 

Ao chegar em Palmas a Avenida LO-05 foi fechada pela guarda municipal de trânsito para que o helicóptero pudesse pousar próximo ao hospital.

Uma enfermeira e uma médica acompanharam a criança dentro do helicóptero. O diretor do Ciopaer, Major Gustavo Bolentine, explicou porque o pouso foi realizado no meio da avenida. "Fomos informados da urgência da criança chegar à ala infantil do HGP e contamos com o apoio da ATTM pra fechar um lado da LO-05 e a gente realizou o pouso ali, na frente do hospital".

Ao descer da aeronave a criança foi avaliada e intubada pela equipe médica do HGP. De acordo com o major Bolentine, Oestado de saúde da criança é considerado estável.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informou que a criança segue sob os cuidados da equipe multiprofissional da unidade.