
Araguaína (TO), julho de 2025 - O Hospital Municipal de Araguaína (HMA), Pronto Atendimento Infantil (PAI), Ambulatório Municipal de Especialidades (AME) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Anatólio Dias Carneiro registraram mais de 92 mil atendimentos no primeiro semestre de 2025, superando os números do mesmo período do ano anterior.
De janeiro a junho deste ano, as quatro unidades da Prefeitura de Araguaína, geridas pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), somaram 92.408 atendimentos no total.
A mais procurada foi a UPA de Araguaína, com 54.313 atendimentos, seguida do PAI, com 25.213. O AME somou 12.311 atendimentos, enquanto o HMA registrou 571, sendo que os atendimentos no ambulatório e no hospital dependem de encaminhamento via regulação.
Redes oficiais
Também no primeiro semestre deste ano foram realizados 216.057 exames, além de 1.882 internações e 766 cirurgias no HMA. Juntas, as unidades de Araguaína superaram os números do mesmo período no ano anterior, que registrou 86.792 atendimentos.
O HMA, inclusive, segue se destacando pelo crescente número de procedimentos cirúrgicos, além da capacitação de equipes, protocolos que auxiliam no fluxo de pacientes e presença de cirurgiões demandados para cirurgias especializadas, principalmente cardíacas e urológicas.
E ainda, desde janeiro, pelas primeiras cirurgias cardíacas pediátricas minimamente invasivas no Tocantins, proporcionando uma recuperação mais rápida e reduzindo o impacto estético após a cicatrização. Enquanto isso, o PAI, o único pronto atendimento público infantil do Tocantins e 100% custeado com recursos da Prefeitura de Araguaína, também segue como importante referência em atendimento de urgência e emergência infantil 24 horas, especialmente nos períodos de alta demanda em decorrência da sazonalidade.
Veja mais notícias da região no Araguaína Notícias .