Notícias

HMA, PAI, AME e UPA somam 92 mil atendimentos em Araguaína no 1º semestre

As unidades geridas pelo ISAC, em Araguaína, somaram 92.408 atendimentos realizados nos meses de janeiro a junho deste ano, superando o mesmo período de 2024

Unidades de saúde de Araguaína geridas pelo ISAC.
Foto: Imprensa ISAC

Araguaína (TO), julho de 2025 - O Hospital Municipal de Araguaína (HMA), Pronto Atendimento Infantil (PAI), Ambulatório Municipal de Especialidades (AME) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Anatólio Dias Carneiro registraram mais de 92 mil atendimentos no primeiro semestre de 2025, superando os números do mesmo período do ano anterior.

De janeiro a junho deste ano, as quatro unidades da Prefeitura de Araguaína, geridas pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), somaram 92.408 atendimentos no total.

A mais procurada foi a UPA de Araguaína, com 54.313 atendimentos, seguida do PAI, com 25.213. O AME somou 12.311 atendimentos, enquanto o HMA registrou 571, sendo que os atendimentos no ambulatório e no hospital dependem de encaminhamento via regulação.

Redes oficiais

Sua fonte confiável em Araguaína
Acompanhe nossas redes para as últimas notícias.

Instagram Facebook

Também no primeiro semestre deste ano foram realizados 216.057 exames, além de 1.882 internações e 766 cirurgias no HMA. Juntas, as unidades de Araguaína superaram os números do mesmo período no ano anterior, que registrou 86.792 atendimentos.

O HMA, inclusive, segue se destacando pelo crescente número de procedimentos cirúrgicos, além da capacitação de equipes, protocolos que auxiliam no fluxo de pacientes e presença de cirurgiões demandados para cirurgias especializadas, principalmente cardíacas e urológicas.

E ainda, desde janeiro, pelas primeiras cirurgias cardíacas pediátricas minimamente invasivas no Tocantins, proporcionando uma recuperação mais rápida e reduzindo o impacto estético após a cicatrização. Enquanto isso, o PAI, o único pronto atendimento público infantil do Tocantins e 100% custeado com recursos da Prefeitura de Araguaína, também segue como importante referência em atendimento de urgência e emergência infantil 24 horas, especialmente nos períodos de alta demanda em decorrência da sazonalidade. 

 

Veja mais notícias da região no Araguaína Notícias .