Caso foi registrado em Paraíso do Tocantins
Foto: Divulgação

Um idoso de 66 anos foi preso, nesta sexta-feira (22) em Paraíso, pelo crime de maus-tratos contra suas duas irmãs, de 68 e 72 anos. Segundo a Polícia Civil, as irmãs têm necessidades especiais e eram submetidas a situações desumanas, enquanto o irmão usava o benefício previdenciário delas.

Conforme o delegado-chefe da 6ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (6ª DEAM-V), José Antônio da Silva, a prisão do suspeito aconteceu em flagrante delito e foi possível após investigações realizadas a partir de uma denúncia anônima.

Na residência, os policiais confirmaram que o homem utilizava o dinheiro que as irmãs recebiam, a título de benefícios previdenciários, para fins particulares. Ele as deixava até mesmo sem alimentação e em estado de miserabilidade e total falta de higiene.

Os policiais civis também descobriram que o idoso agredia as irmães quando elas reclamavam de qualquer coisa. As duas idosas contaram aos policiais que em certos momentos comiam manga com água para matar a fome, porque o homem se negava a fornecer alimentação para elas.

Durante buscas no imóvel, os agentes apreenderam uma moto do autor, que teria sido comprada com dinheiro dos benefícios das irmãs. Os agentes também apreenderam mais de R$ 300 reais em poder do homem e os dois cartões bancários das irmãs que estavam com ele.

Segundo o Delegado José Antônio, ao ser ouvido, o autor negou a autoria dos fatos e disse que as irmãs eram cuidadas por outra senhora. Essa mulher adoeceu e há cerca de um ano ele assumiu a responsabilidade de cuidar das irmãs.

O homem foi autuado em flagrante por maus-tratos e encaminhado à Casa de Prisão Provisória de Paraíso, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.

O delegado José Antônio disse que ficou chocado e consternado com a situação deplorável em que as idosas foram encontradas.

Muito triste o que presenciamos. Percebemos que o investigado preso não tem empatia e nem se importa com o sofrimento e as privações das necessidades básicas de suas irmãs e que, além disso, ainda se apossava da renda mensal que ambas possuem”, relatou o Delegado.  

A população pode denunciar esses tipos de casos pelo telefones do Disque 100 e 180 do Ministério da Justiça.