Um homem morreu afogado na Praia do Funil, em Miracema do Tocantins, enquanto nadava no final da tarde deste sábado (25). O corpo de Salmon Lina Pereira, de 30 anos, foi resgatado na manhã deste domingo (26) por mergulhadores da Companhia Independente de Busca e Salvamento (CIBS) do Corpo de Bombeiros.
Caroline Rodrigues, que estava com Salmon, foi salva por banhistas que presenciaram a ocorrência.
De acordo com os bombeiros, testemunhas relataram que o afogamento ocorreu ao lado da rampa de acesso das embarcações, onde há um banco de areia.
Salmon estava no local, com a água na altura da cintura e a cerca de três metros da rampa, sendo separado por um desnível de cerca de cinco metros de profundidade.
“O afogamento teria ocorrido quando o rapaz tentou atravessar a nado o espaço entre o banco de areia e a rampa, quando a correnteza o puxou para a margem oposta, ele tentou voltar ao banco de areia, se cansou e afundou”, explicou o sargento Robson Rocha Ferreira, que estava nas buscas de sábado.
Os Bombeiros iniciaram as buscas ainda na tarde de sábado, por volta das 16h15, mas sem sucesso. Três bombeiros retomaram as buscas na manhã deste domingo e localizaram o corpo de Salmon a cerca de 10 metros do local onde ele desapareceu.
Aumento do nível da água
Segundo os bombeiros, com as chuvas do período, o nível da água naquela região tem aumentado, deixando a parte onde os banhistas frequentam na temporada de praia, totalmente submersa.
Para se ter uma noção, o local onde a vítima se afogou está com cerca de três metros de profundidade e aproximadamente 30 metros da margem, sendo que, este local costuma ser a área de embarque e desembarque na época da estiagem. Já a parte onde os banhistas frequentam na alta temporada está a mais de 100 metros daquele ponto.
Afogamentos no TO
A morte de Salmon Lina eleva para 12 o número de afogados este ano, no Tocantins. Em janeiro, foram seis e em fevereiro, três afogamentos fatais. Em março, já são outros três casos.
Em 2022, o estado todo fechou o ano com 68 mortes. Em setembro, mês com maior número, ficou com oito ocorrências do tipo.