Em conciliação às disciplinas regulares, os projetos de hortas escolares implantados em algumas unidades estaduais de ensino colaboram com o aprimoramento do conhecimento dos estudantes. Além disto, esta prática promove o incremento da qualidade do alimento oferecido aos alunos nas merendas ao inserir nos cardápios os produtos plantados e colhidos nas próprias escolas.

De acordo com a diretora de Desenvolvimento da Educação da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Maria de Lourdes Macêdo, inserir o projeto das hortas no Plano Político Pedagógico da unidade de ensino é uma opção da escola. “O contato com a terra, o cultivo das hortaliças pode ser trabalhado nas mais diversas disciplinas como ciências, biologia, geografia, dentre outras”, completou.

Implantado na Escola Girassol de Tempo Integral Vila União, de Palmas, o projeto Horta Reeducação Alimentar completa 10 anos de atividades, como atividade do programa Mais Educação, e já conquistou a aprovação dos alunos, conforme explica Hilda Cristina Menezes Rocha. “É muito bom contribuir com algo que traz benefícios para todos da escola, dos alunos aos professores, já que todos merendam e fazem lanche aqui. Dá uma alegria enorme ver algo que plantei, cultivei e colhi fazendo bem para tanta gente”, ressaltou a estudante do 9º ano.

Uma das quatro professoras envolvidas diretamente com a horta da Vila União, Leonesa Alves da Rocha Pereira destaca que as atividades na horta ocorrem a partir da interdisciplinaridade, além de incentivar a prática da alimentação saudável para os alunos envolvidos. “Os professores trazem os alunos para a horta e procuram inserir os conteúdos estudados em sala no contexto deste espaço. Além disto, envolvendo os alunos em todo o processo de plantio e colheita das hortaliças e plantas medicinais, nós os estimulamos a buscar uma alimentação mais saudável”, afirmou.

 Aprendendo e ensinando

 

Ex-aluna na Escola Estadual Novo Horizonte, também localizada na Capital, Kézia Cristina Araújo Noá agora é monitora do Mais Educação na unidade com reforço pedagógico e colabora na horta escolar com o projeto Promoção da Saúde. Para a educadora, é muito satisfatório colaborar na formação dos alunos na mesma unidade onde ela passou parte da vida escolar. “Trabalhar com os estudantes na horta é muito bacana; aqui nós fortalecemos as questões ligadas ao meio-ambiente, à necessidade de se alimentar bem e de cuidar daquilo que é nosso. É legal ter aprendido tanta coisa aqui e agora poder ajudar a formar os bons conceitos destes alunos”, exaltou.

Aluno do 7º ano na escola Novo Horizonte, José Carlos Silva Cardoso disse que adora as aulas na horta e leva os conhecimentos para o ambiente familiar. “Mexer na terra, poder plantar, regar e colher as plantas aqui é muito bom, me deixa muito feliz. Eu sempre conto lá em casa como é que eu faço tudo por aqui e eles acham bem interessante”, contou.