Redação/Araguaína Notícias

Mais dez casos de microcefalia foram confirmados no Tocantins e o número passa agora para 22. Em nota na noite desta terça-feira (1º) a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que dez recém-nascidos foram diagnosticados com a doença no Hospital e Maternidade Dona Regina.

De acordo com a Sesau, a equipe do Dona Regina está trabalhando para repassar as informações ao sistema de notificação da pasta. Na segunda-feira, 30, o Ministério da Saúde informou que 12 casos já haviam sido confirmados no Estado.

Dentre esses 12 casos iniciais, 11 deles foram bebês nascidos em Araguaína, sendo seis da cidade e cinco de municípios circunvizinhos. A informação foi repassada no último dia 27, pela Secretaria Municipal de Araguaína.

Origem dos casos

Com relação aos casos de microcefalia, estão sob acompanhamento crianças cujas mães são oriundas de Araguaína (05), Palmas (01), Wanderlândia (01), Goiatins (01), Darcinópolis (01), Angico (01), Piraquê (01) e Aragominas (01). Os demais casos (10) do Hospital Dona Regina ainda estão sendo notificados e identificadas as localidades em que as mães residem.

Monitoramento

De acordo com a Sesau, todos os registros estão sob monitoramento e avaliação para confirmação da possível relação entre os casos e o vírus zika, cuja circulação está confirmada no Estado. O secretário estadual de Saúde, Samuel Bonilha, garantiu que os bebês com quadro de microcefalia terão assistência reforçada em Palmas e em todos os maiores hospitais do Tocantins. "As mães e as crianças terão todo o amparo necessário”, garantiu Bonilha.


O Ministério da Saúde já confirmou) que existe relação entre o vírus Zika e os casos de microcefalia na Região Nordeste do país. No entanto, A Sesau afirmou que não é possível afirmar que os casos registrados no Estado tenham relação com o vírus zika.

Leia+

Tocantins já tem 16 mil notificações de dengue e 12 casos confirmados de microcefalia 

Secretaria da Saúde confirma 11 casos de microcefalia em bebês nascidos em Araguaína

Ministério da Saúde confirma relação entre vírus Zika e microcefalia