Notícias

Idoso de Filadélfia morre em ambulância sem profissional de saúde a caminho de Araguaína

Polícia Civil investiga se a falta de profissionais contribuiu para a morte do paciente.

Idoso morreu antes de chegar à UPA em Araguaína
Foto: Portal O Norte

Um idoso de 71 anos, morador de Filadélfia, morreu em uma ambulância sem profissional de saúde quando estava a caminho da UPA de Araguaína. A Polícia Civil está apurando o caso que ocorreu neste sábado (28).

As informações são de que o senhor José Ferreira de Almeida passou mal no distrito de Bielândia e parentes chamaram socorro. No entanto, a prefeitura de Filadélfia enviou apenas a ambulância com o motorista. No trajeto, o paciente acabou morrendo.

De acordo com a PM, como o motorista estava sem encaminhamento e sem acompanhamento de profissional de saúde, assim que ele chegou na UPA a médica informou que iria chamar a Polícia. Com isso o motorista se retirou do local.

PMs realizaram rápidas diligências e abordaram a ambulância já nas proximidades do Hospital Regional de Araguaína. Segundo a PM, o motorista contou que recebeu a determinação do secretário municipal de saúde de Filadélfia para ir até o distrito de Bielândia.

Relatou que pegou o idoso doente, ainda com vida, e no decorrer do deslocamento para o hospital o paciente acabou evoluindo a óbito.

A Polícia Civil também foi acionada e investiga as causas. O delegado Guilherme Torres, que atendeu o caso, informou que solicitou laudo à perícia para saber se a falta de profissionais de saúde na ambulância contribuiu para a morte do paciente.

Outro lado

Em entrevista à TV Anhanguera, a secretária de saúde de Filadélfia, Yarle de Paula, disse que o paciente estava em um local de difícil acesso e o motorista da ambulância, que é alugada pela prefeitura, resolveu levar o idoso direto ao atendimento de urgência em Araguaína para não perder tempo passando pela equipe de saúde do distrito de Bielândia.

Informou ainda que o posto de saúde do município é de pequeno porte e tem apenas enfermeiros e técnicos de plantão. Segundo ela, a unidade não tem obrigação de ter um médico plantonista porque a prefeitura possui um convênio com o município de Araguaína para o atendimento médico de emergência.

Informou ainda que sempre é feito um primeiro atendimento do paciente no próprio município antes de enviar para Araguaína e que os pacientes sempre vão acompanhados, mas isso não ocorreu porque o motorista resolveu ir direto para o atendimento de emergência após pegar o paciente em uma área distante do distrito.

Por fim, informou que vai responder aos questionamentos quando for acionada pela Justiça. (Com informações do G1-TO)