Idoso foi preso por lesão corporal.
Foto: Divulgação/SSP-TO

A Polícia Civil localizou na zona rural de Guaraí, a cerca de 190 km de Palmas, João Batista Ramos Pereira, de 64 anos. Ele estava foragido desde março de 2014 e foi condenado a quatro anos de prisão por espancar e arrancar as orelhas da ex-mulher com mordidas durante uma crise de ciúmes. O suspeito estava escondido perto do povoado Canto da Vazante, que fica a cerca de 20 km do centro de Guaraí.

G1 não conseguiu localizar a defesa de João Batista Ramos Pereira.

Na época do crime, a mulher ficou internada e precisou passar por cirurgias. Uma das orelhas não pode ser reconstruída. João Batista chegou a ter a prisão preventiva decretada, mas foi autorizado a responder ao processo em liberdade e fugiu. Ele não tinha sido mais visto desde então.

Enquanto esteve foragido, o idoso teria continuam cometendo crimes e atualmente tinha armas de fogo ilegais escondidas em casa. Durante as buscas no imóvel, foram apreendidas uma espingarda e uma pistola de fabricação artesanal. Ele foi levado para a Casa de Prisão Provisória de Guaraí.

Na época, a vítima relatou que sofria agressões constantes do idoso e que no dia do espancamento ela também foi ameaçada com um facão. Em entrevista ao G1 ela declarou que não foi a primeira vez que as agressões aconteceram. "Ele já tinha feito isso, mas não foi como dessa vez. Nessa ele quase me matou", contou. Os dois se relacionaram por dois anos.

Além da condenação por lesão corporal gravíssima ele agora também responde por posse irregular de arma de fogo. As buscas pelo suspeito foram retomadas recentemente porque uma escrivã plantonista da 5ª Divisão de Combate ao Crime Organizado (5ª DEIC) encontrou o mandado e constatou que ele continuava em aberto.