Inscrições abertas entre 20 e 31 de janeiro
Foto: Divulgação

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) abriu processo seletivo para contratação de profissionais técnicos especializados em Linguagem de Sinais: tradutor e intérprete de Libras. São ofertadas 6 vagas e os candidatos aprovados e classificados poderão ser lotados em qualquer uma das unidades do IFTO. 

O regime de trabalho é de 40 horas semanais, com vencimento básico de R$ 4.180,66. O prazo do contrato será de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período. O processo seletivo dispõe reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência (PcD).  

As inscrições poderão ser efetuadas entre os dias 20 e 31 de janeiro, mediante o envio para o endereço de email "contratos@ifto.edu.br", de forma digitalizada, legível e, preferencialmente, em formato ".pdf", com os documentos exigidos no edital. A seleção será realizada por meio de uma Prova de Desempenho em Libras, prevista para 9 de fevereiro. 

Conforme o edital, são exigidas as seguintes habilitações para as vagas:

a) Curso de graduação de bacharelado em Tradução e Interpretação, com habilitação em Libras/Língua Portuguesa (nos termos do Decreto nº 5.626/2005); ou

b) Curso de graduação de licenciatura em Letras, com habilitação em Libras ou Libras/Língua Portuguesa; ou

c) Curso de graduação em qualquer área com pós-graduação lato sensu (especialização) na área de Libras; ou

d) Curso de graduação em qualquer área com certificado de proficiência na tradução e interpretação da Libras-Língua Portuguesa e Língua Portuguesa-Libras (Prolibras), comprovada por certificado obtido por meio de exame promovido pelo MEC, ou por Instituição de Ensino Superior credenciada pelo MEC ou CEE, ou Instituições credenciadas por Secretarias Estaduais de Educação com Centros de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS).

e) Curso de graduação em qualquer área com certificado de curso na área de Libras com carga horária mínima de 60 horas. 

Todas as informações acerca do processo seletivo estão disponíveis no Portal do IFTO