Educação

IFTO lança vestibular com quase 3 mil vagas e abre curso de Farmácia em Araguaína

A novidade é a oferta do curso de Farmácia, no Campus de Araguaína e as inscrições têm início nesta quarta-feira, 23

São ofertados cursos em diversas áreas
Foto: Divulgação

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) está com oferta de 2983 vagas, que estão distribuídas em cursos do ensino médio - técnico integrado ao ensino médio e técnico subsequente - e ensino superior - bacharelado, licenciatura e tecnológico. As inscrições já têm início nesta quarta-feira, 23, e devem ser feitas por meio da página do Vestibular 2025/1 do IFTO: seja.ifto.edu.br/20251.

São ofertados cursos em diversas áreas, que estão distribuídos pelas onze unidades acadêmicas do IFTO. O diferencial é que os cursos estão em sintonia com as demandas do mercado de trabalho e possuem atividades práticas durante todo o percurso formativo para que os estudantes já tenham contato com a futura profissão.

São 1770 vagas distribuídas em 22 cursos do ensino médio. As 1213 vagas dos cursos superiores também são distribuídas por 22 cursos superiores. A novidade neste Vestibular é a oferta do curso de bacharelado em Farmácia, ofertado pelo IFTO de Araguaína - unidade que já conta com outros cursos na área da saúde.

A confirmação da inscrição é feita por meio do pagamento da taxa e os valores permanecem inalterados: R$ 20 para os cursos de nível médio e R$ 40 para os cursos de nível superior. Contudo, para as pessoas que atendem aos critérios definidos no item 9 do edital, há a possibilidade de solicitação da isenção do pagamento da taxa.

Atenção aos prazos!

O prazo de inscrição encerra no dia 18 de novembro. Contudo, os candidatos que se enquadram no perfil de baixa renda e que têm direito a fazer solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição têm até o dia 30 de outubro para preencher e enviar o formulário, juntamente com a documentação que está descrita no subitem 9.2.3 do edital.

Aquelas pessoas que necessitarem de atendimento especializado ou específico e as que pretenderem solicitar o nome social devem fazer o pedido até o dia 18 de novembro - último dia de inscrição no Vestibular. Outro ponto importante de se observar é quanto a oferta de vagas reservadas e de ações afirmativas. Os perfis e critérios estão descritos no item 7 do edital. Para concorrer por meio dessas vagas há a necessidade de comprovação dos requisitos. 

A documentação comprobatória deverá ser entregue por meio do Portal do Candidato, na aba Dados da Inscrição, menu Arquivos, disponível no endereço eletrônico https://sgc.ifto.edu.br/. O prazo para envio da documentação é igual ao período de inscrição no Vestibular - 23 de outubro a 18 de novembro -, contudo, após a divulgação da lista preliminar de candidatos que submeteram arquivos das cotas, haverá um novo prazo para alteração e inclusão de documentos, que será de 21 a 25/11, pelo mesmo endereço eletrônico.

O edital, com as informações detalhadas do Vestibular 2025/1 do IFTO, bem como seus anexos, estão disponíveis em seja.ifto.edu.br/20251.