Nova estrutura da creche garante mais conforto e segurança às crianças atendidas.
Foto: Marcos Filho Sandes/Secom

Com 215 crianças matriculadas e atividades iniciadas no último dia 28 de abril, o Centro de Educação Infantil Gardene Mota foi oficialmente inaugurado nesta segunda-feira, 5, no Bairro Senador.

Hoje eu sinto um alívio, um conforto e agradeço muito a Deus pela oportunidade de estar com a Charlotte em uma escola integral, uma escola boa, acolhedora e que me dá a segurança de poder trabalhar em paz e confiante que ela está em um bom local”, comemorou a professora Tânia Maria Alves.

Pais e mães araguainenses contam agora com um novo espaço de educação e cuidados para suas crianças. A unidade tem capacidade para atender, em tempo integral, a 230 crianças com idades a partir de seis meses a cinco anos. Ainda há vagas para as turminhas do 2° Período (5 anos).

“A abertura de uma creche de tempo integral requer planejamento, tudo precisa ser elaborado com muita responsabilidade. Entregamos aqui o primeiro CEI 100% integral de Araguaína, que vai ser uma unidade muito especial para atender as nossas crianças. É uma creche completa, muito bem organizada, e assim faremos em outros lugares”, afirmou o prefeito Wagner Rodrigues.

A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito Wagner Rodrigues, do vice-prefeito Israel Guimarães, do deputado estadual Gipão, além de vereadores, secretários municipais e membros da comunidade.


CEI Gardene Mota

A nova creche oferece um ambiente seguro e estimulante ao longo de todo o dia, com atividades que promovem o desenvolvimento cognitivo, motor e social dos alunos de forma integral. A unidade conta com dez salas de aula, área administrativa, refeitório, cozinha, banheiros e playground.

“O CEI Gardene Mota conta com uma equipe preparada, planejada e organizada para atender às necessidades e especificidades de cada criança, preparando-as para a vida”, destacou a diretora Priscila Setúbal.

A alimentação das crianças é composta por quatro refeições diárias balanceadas, supervisionadas por nutricionistas. O acompanhamento pedagógico é especializado, com foco no desenvolvimento integral, além de projetos voltados para alfabetização, musicalização e atividades recreativas.

A unidade também oferece espaço de estimulação precoce para bebês e mantém parcerias com profissionais de saúde, por meio do Programa Saúde nas Escolas, e com o Departamento de Educação Especial.

“A Secretaria Municipal da Educação tem um grande projeto em andamento para a integralização de várias unidades de ensino na cidade. Milhares de famílias precisam desse suporte com qualidade e é para isso que estamos trabalhando. Entregamos a primeira creche e em breve conseguiremos entregar mais”, ressaltou a secretária da Educação de Araguaína, Marzonete Duarte.


Alívio para os pais

Tânia Maria Alves é professora na APAE e conta que precisava se desdobrar para conciliar o horário de trabalho com o de levar e buscar a pequena Charlotte, de dois anos, na creche onde estudava anteriormente.

Era correria, trânsito, precisava de alguém que pudesse ficar com ela em casa no outro turno. E mesmo cuidando, a gente sabe que essa pessoa não vai trabalhar as capacidades cognitivas da criança como é feito na escola”, comentou.

“Hoje eu sinto um alívio, um conforto e agradeço muito a Deus pela oportunidade de estar com a Charlotte em uma escola integral, uma escola boa, acolhedora e que me dá a segurança de poder trabalhar em paz e confiante que ela está em um bom local”, reforçou Tânia.


Quem foi Gardene Mota

Natural do Piauí, Gardene Mota chegou a Araguaína em 1982 com o esposo, e aqui criou seus três filhos, tornando-se muito querida pela comunidade.

Iniciou sua carreira na educação como professora efetiva do Município em 1993, assumindo o cargo de diretora escolar em 1998. Atuou também como membro do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e como formadora na Secretaria Municipal da Educação.

Gardene faleceu no dia 26 de janeiro de 2025, aos 56 anos. Sua trajetória no serviço público deixou um legado significativo, tanto para as instituições de ensino quanto para as famílias diretamente beneficiadas por sua dedicação, seriedade e amor pela educação.