
Na manhã da última segunda-feira, 15, Araguaína promoveu a 11ª Caminhada das Pessoas com Deficiência, reunindo centenas de participantes em um percurso que saiu do pátio da Igreja Presbiteriana, seguiu pela Rua 2 de Julho e encerrou no Parque Cimba. A atividade integrou a programação da 7ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que neste ano tem como tema “Acessibilidade é atitude”.
Entre os presentes, o clima foi de celebração. Jares Vidal, pai de Guilherme, de 9 anos, contou a emoção de participar do momento. “Ver meu filho caminhando junto com tantas pessoas me enche de orgulho. Aqui ele não é visto pela limitação, mas pela força e alegria. Isso nos dá esperança de que a sociedade pode ser mais inclusiva”, disse.
Jenária Barbosa também participou da caminhada e ressaltou a importância da mobilização. “Estar aqui é lutar pelos nossos direitos, mas também reconhecer que já avançamos muito. A cada ano, percebemos mais avanços em acessibilidade. Iniciativas como esta caminhada mostram que a Prefeitura e a comunidade estão juntas para transformar Araguaína em uma cidade mais inclusiva”, afirmou.
União e resistência
Para Amparo Frazão, gerente da Casa de Articulação dos Conselhos do Município de Araguaína, vinculada à Secretaria de Assistência Social (SEMAS), a Semana Municipal é essencial para fortalecer a inclusão nas políticas públicas. “A SEMAS tem contribuído muito nesse processo e Araguaína se destaca por priorizar os conselhos e manter a Casa de Articulação, que é única no Estado. Essa união mostra o compromisso da gestão pública com a inclusão e com a cidadania”, ressaltou.
A iniciativa também contou com a participação de representantes de entidades e do poder público. Segundo Efigênia Maia, diretora da Escola Especial Raios de Luz (APAE), a ação reforça a necessidade de união pela valorização da cidadania. “A caminhada é um símbolo de união e resistência. Queremos sensibilizar a sociedade para o respeito e a valorização dos direitos das pessoas com deficiência”, completou.
O evento foi organizado pela Associação de Pessoas com Deficiência de Araguaína (ADA), pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, pela APAE e pelo Centro Especializado em Reabilitação/Oficina Ortopédica, com apoio da Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Parceria em prol da inclusão
A 7ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência é fruto da união da Associação de Pessoas com Deficiência de Araguaína (ADA), o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, a APAE, o Centro Especializado em Reabilitação/Oficina Ortopédica e conta com o apoio da Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria de Assistência Social.
A parceria reforça o compromisso do município em desenvolver ações que garantam cidadania, participação e qualidade de vida para todos. Confira a programação completa:
- Domingo, 14 de setembro, às 19h – Missa de Abertura, na Igreja São Judas Tadeu, organizada pela Pastoral da Pessoa com Deficiência.Segunda-feira, 15 de setembro, às 7h30 – 11ª Caminhada das Pessoas com Deficiência de Araguaína. Concentração no pátio da Igreja Presbiteriana, com percurso pela Rua 2 de Julho e encerramento no Parque Cimba.
- Terça-feira, 16 de setembro, às 9h – Audiência Pública na Câmara de Vereadores.
- Quarta-feira, 17 de setembro, às 8h30 – Evento no CER IV com o tema “Quais os Desafios e Oportunidades para a Pessoa com Deficiência”.
- Quinta-feira, 18 de setembro, das 8h às 12h – Olimpíadas Especiais no Centro Esportivo do Setor Xixebal, Rua 70, nº 27, Nova Araguaína.
- Quinta-feira, 18 de setembro, às 18h – Exposição de Trabalhos das entidades na Via Lago.
- Sexta-feira, 19 de setembro, às 19h30 – 1º Festival de Música e Poesia Harmonia Inclusiva, no Espaço Cultural.
- Sábado, 20 de setembro, das 8h às 12h – Encerramento da programação com as Olimpíadas Especiais, no Centro Esportivo do Setor Xixebal, Rua 70, nº 27, Nova Araguaína.