Notícias

Iniciadas as obras do Centro de Canoagem de Araguaína, novo polo esportivo na Via Lago

Novo polo esportivo será para competições e treinamento para atletas experientes e ainda alunos que nunca tiveram contato com a modalidade olímpica

O prédio será implantado no final da Via Lago, com acesso pela avenida na faixa contrária a que dá acesso a Praia
Foto: Divulgação/Ascom Araguaína

A Prefeitura de Araguaína deu início à construção do Centro de Canoagem, no último dia 12. A obra está na fase de construção do aterro com muro de gabião para contenção da área de quase 8 mil metros quadrados. O novo polo esportivo terá estrutura para receber competições a nível nacional e treinamento de alunos que nunca tiveram contato com a modalidade olímpica ou mesmo atletas experientes que disputam premiações.
 
“Esse centro será uma referência para toda a Região Norte. O nosso Lago Azul é relativamente estreito, o que é excelente para o esporte porque a lâmina d’água sempre está lisa, sem onda. A longo prazo esperamos ter atletas disputando competições de nível internacional, como as Olimpíadas”, afirmou o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues.

Crescimento da região


O prédio será implantado no final da Via Lago, com acesso pela avenida na faixa contrária a que dá acesso a Praia. A região já conta com o Complexo Poliesportivo Pedro Quaresma e em breve haverá um shopping center.

A construção do centro tem investimento de R$ 4,5 milhões, destinados pelo senador Eduardo Gomes, e de R$ 100 mil de contrapartida do Município.

Local amplo


O projeto prevê três salas de aula para 105 alunos, além de sala de reunião com 50 assentos, uma piscina para as primeiras remadas, vestiários e banheiros com acessibilidade, academia, cozinha, refeitório, sala de primeiros socorros, depósitos, oficinas e áreas administrativas. A área construída de 1.719 metros quadrados será cercada com alambrado e haverá guarda-corpo na parte externa e ao longo do píer que dá acesso ao lago.
 
Testado com sucesso


Em dezembro de 2019, competidores de Araguaína e de vários estados do País participaram do 1º Desafio Brasileiro de Canoagem Velocidade no Lago Azul, que marcou a implantação da prática esportiva no Município. O evento contou com Fernando Rufino, o “cowboy de aço”, medalhista de ouro nas últimas Paraolimpíadas; o cubano Jorge Garcia, medalhista de ouro por cinco vezes nos Jogos Pan-Americanos; e a campeã brasileira Luciana Costa.