
Estão abertas as inscrições para o II Seminário Estadual de Ensino, Pesquisa e Extensão em Literatura Tocantinense. Vinculado ao Ciclo Tocantinense de Estudos Literários e Científicos (CTELC) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas da Literatura Tocantinense (Geplit), o evento estará centrado na apresentação de contribuições voltadas ao estudo das obras literárias de escritores tocantinenses em espaços pedagógicos da educação básica e superior.
Destinado a egressos, acadêmicos, professores e técnicos da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e de outras IES, escritores, pesquisadores e todos os interessados pela Literatura Tocantinense, o Seminário será realizado nos dias 30 e 31 de outubro, via transmissão ao vivo no Canal Literatura Tocantinense no YouTube. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 29, exclusivamente no Sistema Eventos da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). São quatrocentas (400) vagas disponíveis e a participação, além de conhecimento, rende certificado.
O mediador do evento, professor doutor Rubens Martins da Silva, explica que o Seminário “atua como ferramenta de divulgação da execução do projeto ‘Literatura Tocantinense: da gaveta, à web e ao leitor’ em prol da formação de leitores na educação básica e superior, bem como de sua relação com atividades de ensino, pesquisa e extensão, dando respaldo à socialização de pesquisas, projetos e ações que tiveram como foco a literatura tocantinense”.
Silva também tem se dedicado na divulgação do site relacionado à Literatura Tocantinense como ferramenta de apoio ao registro de informações sobre os escritores representantes dos 139 municípios tocantinenses.
“Para a pessoa que publicou um livro registrar as informações para divulgação no site, basta acessar a página. Na parte inferior tem um link que direciona para um formulário do Google e, lá, preenche com as informações. Nome do autor, título da obra, registra também as informações a respeito da produção literária, pode enviar fotos da capa, referência da obra e catalogação, entre outras informações relacionadas como telefone, e-mail, links de páginas, como Instagram, YouTube, Facebook. Feito isso, eu capturo essas informações e disponibilizo no site”, detalhou o professor Rubens.
PROGRAMAÇÃO 30/10
19h às 20h: Literatura Tocantinense: do ato criativo à venda de livros em formato digital, com o palestrante Francisco Neto Pereira Pinto.
20h05 às 21h35: “De pesquisadores a escritores no Estado do Tocantins”, com a participação de Leomar Alves de Sousa, Súsie Fernandes Santos Silva, Eliane Cristina Testa, Jânio Pereira da Silva e Tamires Iwanczuk de Oliveira.
PROGRAMAÇÃO 31/10
19h às 20h: “O papel da Acalanto na disseminação da Literatura Tocantinense”, com Maria da Ajuda Laranjeiras.
20h05 às 21h35: “A Literatura Tocantinense em espaços de ensino, pesquisa e extensão”,com Larissa Oliveira de França, Valdirene Pinto Guedes, Ana Carolina Gomes Aquino, Livia Knopf e Livian Fernanda Batista Castanho.