
A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) prorrogou até o dia 8 de outubro as inscrições para o Vestibular 2026/1 dos cursos EaD do Projeto de Interiorização Universitária (TO Graduado). O processo seletivo oferece 1.240 vagas gratuitas distribuídas em 15 municípios tocantinenses, com inscrições exclusivamente on-line pelo site oficial da Unitins (www.unitins.br).
Os cursos ofertados são Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Gestão do Agronegócio e Tecnologia em Gestão Pública, todos na modalidade Educação a Distância (EaD) com atividades presenciais nos polos em cada município.
Confira a distribuição dos cursos por polo:
- Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: Araguaçu, Arapoema, Caseara, Itacajá, Natividade, Palmas, Paranã, Ponte Alta do Tocantins, Sítio Novo e Xambioá.
- Tecnologia em Gestão do Agronegócio: Campos Lindos, Colinas do Tocantins, Colméia, Guaraí, Miranorte e Palmas.
- Tecnologia em Gestão Pública: Araguaçu, Arapoema, Campos Lindos, Caseara, Colinas do Tocantins, Colméia, Guaraí, Itacajá, Miranorte, Natividade, Palmas, Paranã, Ponte Alta do Tocantins, Sítio Novo e Xambioá.
Do total de vagas, 50% são reservadas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, devendo ser aplicadas, dentro deste percentual, as reservas para negros, pardos, indígenas e pessoas com deficiência, conforme prevê a Lei Estadual 3.458, de 17 de abril de 2019.
Para o reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, a prorrogação é mais uma oportunidade para os candidatos se inscreverem nos cursos da Universidade.
“Essa é mais uma oportunidade da Unitins para nossos alunos realizarem sua inscrição. São 3 cursos EaD com inscrições gratuitas, onde a Unitins tem se consolidado como referência em Educação a Distância no Brasil. O TO Graduado tem se mostrado um instrumento de transformação social ao proporcionar o acesso ao Ensino Superior público, gratuito e de qualidade em diversas regiões do Tocantins. Estamos convencidos de que este vestibular representará mais uma chance de democratizar o acesso à graduação e reforçar o papel da Unitins como uma universidade comprometida com a interiorização e a inclusão. E a prorrogação das inscrições permite que mais pessoas possam garantir a participação nesse processo importante para o futuro acadêmico e profissional”, concluiu.
De acordo com o cronograma oficial publicado na página do Edital, as provas serão aplicadas no dia 30 de novembro, com aulas previstas para iniciar em fevereiro de 2026. Acesse aqui o edital completo.