Inscrições podem ser realizadas entre os dias 8 e 15 de outubro.
Foto: Divulgação

Têm início nesta sexta-feira, 8, as inscrições do processo seletivo para a pós-graduação lato sensu em “Gestão e Governança no Ministério Público”, oferecida gratuitamente pelo Ministério Público do Tocantins, com a oferta de 45 vagas.

As inscrições devem ser realizadas na plataforma eadcesaf (https://cesaf.mpto.mp.br/especializacao/), a partir das 9h desta sexta-feira até as 18h do dia 15, devendo ser preenchido o formulário virtual e juntadas cópias dos documentos relacionados no edital.

Para conferir o edital e demais informações, acesse a página do curso: https://cesaf.mpto.mp.br/posgraduacao/.

Vagas e seleção

Das 45 vagas disponíveis, 19 são destinadas a membros e 19 a servidores do MPTO, duas são para integrantes de outras unidades do Ministério Público e cinco para a comunidade em geral.

O processo seletivo será realizado em uma única etapa, tendo como critério a ordem sequencial das inscrições.

Em atendimento à resolução do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), haverá reserva de cinco vagas para pessoas com deficiência e nove vagas para candidatos negros.

Curso

A pós-graduação terá 360 horas-aula e duração de 16 meses, incluindo o tempo para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). As aulas têm previsão para início neste segundo semestre de 2021 e serão ministradas, preferencialmente, às sextas-feiras e aos sábados, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

A especialização tem como objetivo oferecer conhecimento atualizado e crítico em gestão, governança, planejamento estratégico e políticas públicas, visando a formulação de novos paradigmas para um Ministério Público resolutivo.

Este é o primeiro curso de pós-graduação oferecido pela Escola Superior do Ministério Público do Tocantins (ESMP), que obteve, em agosto de 2021, o seu credenciamento junto ao Conselho Estadual de Educação, habilitando-se então para a oferta e a certificação de cursos de pós-graduação.