
O Governo Federal abriu, nesta segunda-feira, 14 de abril, o período de solicitação de isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. De acordo com o Edital nº 18/2025, o pedido pode ser feito até 25 de abril. O prazo de inscrições do Exame ainda será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).
O Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais que realiza o Enem, prevê a gratuidade para pessoas que se enquadrem nos seguintes perfis:
-
Estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Médio em escola pública (em 2025);
-
Aqueles que fizeram todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada, com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
-
Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem de família de baixa renda, com registro no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal.
Para não pagar a taxa de R$ 85, os interessados que se enquadrem em um dos critérios devem solicitar a isenção por meio da Página do Participante, utilizando o login único do sistema Gov.br. Quem não lembrar a senha da conta poderá recuperá-la seguindo as orientações da própria plataforma.
Os participantes que não compareceram aos dois dias de provas do Enem em 2024 precisam justificar a ausência caso queiram participar da edição de 2025 gratuitamente.
As informações detalhadas estão disponíveis no edital.
Cronograma
-
Solicitação de isenção da taxa / Justificativa de ausência: 14 a 25 de abril
-
Resultado das solicitações de isenção da taxa / Justificativa de ausência: 12 de maio
-
Período de recursos: 12 a 16 de maio
-
Resultado dos recursos: 22 de maio
O Enem como forma de ingresso na UFT
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é uma das principais portas de entrada para a educação superior no país, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e de outras iniciativas, como o Programa Universidade para Todos (Prouni), que utilizam as notas do Enem como critério de seleção.
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) implantou o Exato – Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins – como substituto do vestibular a partir de 2025, com duas edições anuais da prova. No entanto, a Instituição continuará participando do SiSU.
Embora no segundo semestre letivo de 2025 todas as vagas estejam destinadas aos participantes do Exato, as vagas para ingresso nos cursos de graduação presenciais da Universidade no primeiro semestre letivo de 2026 serão divididas entre as duas modalidades de ingresso: o SiSU, por meio da nota do Enem, e o processo seletivo pela nota do Exato.
Portanto, quem pretende ingressar na UFT nos próximos semestres deve realizar tanto o Exato quanto o Enem para garantir mais chances de conquistar uma vaga.