Por meio de nota, a direção do Jornal Araguaia News esclareceu a polêmica sobre a pesquisa eleitoral para o Governo do Tocantins que foi barrada pelo TRE-TO por ausência de dados obrigatórios. No levantamento, realizado pelo Instituto Gauss, os candidatos Marcelo Miranda (PMDB) e Sandoval Cardoso (SD) apareciam tecnicamente empatados, ao contrário de outras pesquisas em que Miranda lidera.

Segundo a nota,  o Jornal Araguaia News, como faz em todas as eleições, encomendou uma pesquisa eleitoral registrada ao Instituto Gauss, a qual deveria ser divulgada nesta edição de outubro. Ocorre que, segundo a nota, antes mesmo de o resultado chegar ao Jornal, o Instituto cedeu os dados para divulgação no Jornal do Tocantins, bem como os divulgou nas redes sociais.

Justiça Eleitoral suspende divulgação de pesquisa que aponta empate técnico entre Sandoval e Marcelo 

“Como veículo de informação, que prima pela seriedade e pela qualidade das informações, não poderíamos divulgar uma informação, que deveria ser exclusiva, mas que já havia sido amplamente disseminada na mídia e redes sociais”, disse o Jornal Araguaia News.

O Jornal esclareceu ainda que ao contratar uma pesquisa exige que toda a documentação comprobatória das entrevistas, assim como os respectivos questionários, sejam entregues juntamente com os resultados, o que não ocorreu neste caso.

“Diante da quebra de exclusividade, diante da ausência da documentação necessária à divulgação, tendo em vista ainda os resultados que, aparentemente apresentavam números questionáveis e, considerando ainda a realidade atual desta disputa eleitoral, decidimos, terminantemente, cancelar a divulgação dos resultados”, afirmou o Jornal Araguaia News, em nota.

A direção do Jornal finaliza a nota deixando um protesto ao Instituto Gauss que “agiu em desacordo ao combinado e, sem nenhuma ética, apresentou um resultado tendencioso, sem nenhuma comprovação técnico-científica, e, contrariando os princípios éticos do jornalismo, cedeu os resultados a outrem, antes mesmo de entregá-los ao contratante dos serviços”.

Na pesquisa do Instituto Gauss, os candidatos Marcelo Miranda e Sandoval Cardoso apareciam tecnicamente empatados na corrida ao Governo do Tocantins.

Nenhum representante do Instituto foi encontrado para comentar as declarações.