Apaixonado pelo esporte desde pequeno, João Victor Alves Fernandes #743, 18, é natural de Araguaína e disputa o Campeonato Brasileiro de Motocross pela primeira vez. A oito pontos de liderar sua categoria, a MX 2 Jr., João pode superar essa diferença no próximo dia 18, quando acontece a 5ª rodada do Campeonato em Faxinal-PR, a 1.600 Km de casa. De olho no título, no dia 13/08 ele coloca o pé na estrada rumo ao Paraná.
João Victor vê na distância uma fonte de ânimo. “A gente mora no Norte e as corridas do Brasileiro acontecem tudo no Sul e Sudeste. Toda corrida a gente anda 1.500/ 1.600 Km, tem que sair de casa na terça-feira, mas, isso só dá mais vontade, mais garra e raça”. Pois o sonho é maior do que o cansaço da viagem.
A paixão pelo motocross fez João Victor mudar de Araguaína para Gurupi no início de 2019, para se dedicar ao esporte, e agora o coloca entre os favoritos na mais importante disputa dessa modalidade esportiva no país. Ele segue para as competições com seu treinador, Cesar Xavier, que decidiu apostar alto no sonho de João. “Eu tenho o César aqui em Gurupi, eu moro na casa dele. Ele não mede esforços pra me ajudar, eu falo “vamos treinar” ele ‘tá’ pronto, “vamos descansar”, ele ‘tá’ pronto. É o cara que pra mim ‘tá’ sendo tudo”, diz ao reconhecer a importância do treinador diante dos resultados alcançados. “Sem ele, com certeza, não estaria tendo os resultados, não estaria indo tão longe”, enfatiza.
João Victor conta com alguns patrocinadores que também acreditaram no seu potencial. “Junto ao César que comprou a ideia, também acreditou no meu potencial o Emerson da Açaí Vitanat que não mediu esforços me proporcionando uma moto Super-competitiva e todo o suporte no campeonato brasileiro. A AGT Log, Adubem Fertilizantes, Acaiteria Mix, PlayCell, Mega Aço Inox e vereador André Caixeta de Gurupi, que ajudam nas despesas de viagem e ainda, Bravo Racing e Vita Racing que nos ajudam com peças para manutenção das motos”, pontua ao ressaltar o quanto os apoiadores são valiosos nesse processo de realização do seu sonho.
Trajetória no Motocross
A paixão pelo motocross cresceu com João Victor. “Desde pequeno eu fui amante do esporte e meu pai sempre incentivou. Eu sempre disputei os campeonatos Goiano, Tocantinense e Paraense, já participei de muitas corridas, mas, nunca tinha tido a oportunidade de participar do Brasileiro”, lembra.
O Campeonato Brasileiro é a competição mais importante para a modalidade esportiva. “Tem a categoria de base e é até certa idade, que é de acesso a categoria profissional. No meu caso que completo 18 anos nesse ano, essa era a minha última oportunidade de participar e conseguir se destacar no Campeonato Brasileiro” explica João Victor, “desde o início do ano a gente só trabalha em torno disso, pra isso” ressalta.
Com dedicação exclusiva ao campeonato, João Victor e César Xavier encontraram nas corridas regionais uma dupla oportunidade: arrecadar dinheiro para arcar com as despesas pessoais, somar aos patrocínios durante as viagens e treinar para o Brasileiro. “Pra não ficar parado quando não ‘tá’ tendo etapa do Brasileiro, a gente sempre ‘tá’ indo em corrida no Pará, na Bahia, no Goiás e no Maranhão para não perder o foco e sempre estar no ritmo” pontua João Victor. “É um desafio muito grande, mas, é continuar com o trabalho. Temos mais quatro etapas pra frente e buscar o título”, afirma.
No dia 21/07 participaram de uma corrida em Uruara - PA, no dia 28/07 em Porto de Moz - PA e ganharam todas as categorias disputadas. No dia 05/08 também fizeram história na cidade de Boa Vista – MT.
Participação no Campeonato Brasileiro de Motocross - Categoria MX 2 Jr.
Apesar do pneu traseiro que furou durante a prova, João Victor subiu ao pódium no 4º Lugar na última corrida e 4ª Etapa do brasileiro, em Fama-MG que aconteceu em 23/06/2019.
Em Três Lagoas-MG, 3ª Etapa, ele ocupou o lugar mais alto do pódium, revelando ali todo talento e determinação que o sonho exige.
Em Morrinhos-GO, 2ª Etapa, pegou o 4º Lugar, era a sua estreia na competição. Porque em Alfenas-MG que estava prevista a 1ª etapa do Campeonato, a organização cancelou a prova por causa da chuva forte que poderia comprometer a segurança dos pilotos, em 13 de Abril.
Campeonato Brasileiro de Motocross ao Vivo
Acompanhe as transmissões das provas ao Vivo no YouTube pelo canal CBMTV – Motociclismo Brasileiro.