
Jovens e adolescentes das unidades socioeducativas do Estado do Tocantins participaram de diversas atividades temáticas em alusão à Páscoa, promovidas pela Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio do Sistema Socioeducativo. As ações ocorreram no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), Centro de Internação Provisória Norte (Ceip Norte), Ceip Central e na Unidade de Semiliberdade Masculina de Palmas (USL).
No Case, as atividades aconteceram na semana passada e incluíram uma oficina de confecção de ovos de chocolate e uma gincana, realizada em parceria com a Escola Mundo Sócio do Saber. Os jovens participaram de jogos de futebol, tênis de mesa e diversas outras brincadeiras. Ao final da gincana, os adolescentes receberam ovos de chocolate confeccionados durante a oficina.
No Ceip Norte, a programação contou com uma roda de conversa temática, realizada no dia 15, onde os jovens discutiram temas como perdão, recomeço e superação. Além disso, foi exibido um curta-metragem sobre a ressurreição de Jesus, trazendo uma mensagem de fé e motivação. Ao término das atividades, os jovens da unidade receberam chocolate, acompanhado de mensagens de esperança e carinho.
Francivaldo Sousa, chefe da unidade, afirmou que ações como essas são fundamentais para a formação dos adolescentes e jovens, pois vão além do simbolismo da data. "Elas promovem valores humanos, incentivam o diálogo e fortalecem o senso de pertencimento. Ao investir em momentos de escuta, cuidado e acolhimento, estamos contribuindo para o desenvolvimento emocional e social desses jovens", disse.
No Ceip Central, as ações envolveram a comunidade dos setores Taquari e Sônia Regina, em Palmas. No sábado, 19, moradores da região receberam ovos de chocolate confeccionados pelos socioeducandos em uma oficina realizada nos dias 15 e 16 de abril, além de hortaliças colhidas na horta da unidade. Joel Feitoza, chefe do Ceip Central, destacou a importância de apresentar à sociedade o trabalho desenvolvido pela unidade. "Isso desmistifica a visão de que os adolescentes estão apenas privados de atividades fora da unidade. Eles são proativos e sempre cooperam para o sucesso dessas ações", afirmou.
Na USL masculina de Palmas, os socioeducandos também participaram de oficinas de confecção de ovos de chocolate, integrando-se à programação socioeducativa do Estado.
Essas atividades são parte das ações contínuas do Sistema Socioeducativo do Tocantins, que visa promover o aprendizado, a inclusão social e o fortalecimento de valores em jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.