Notícias

Juiz José Maria Lima toma posse como juiz membro da Corte do TRE-TO

Cerimônia foi realizada nesta terça-feira, 13, em sessão solene virtual.

O juiz José Maria Lima foi empossado para o biênio 2020-2022.
Foto: Divulgação

Em sessão solene de posse, nesta terça-feira (13/10), o juiz José Maria Lima foi empossado como Juiz Membro titular da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) para o biênio 2020-2022. A cerimônia foi realizada por videoconferência, com participação remota do empossando, membros da Corte e autoridades.

Ao empossar o magistrado, o Presidente do TRE-TO, desembargador Eurípedes Lamounier, desejou boas-vindas ao Juiz José Maria Lima e destacou a importante missão que o magistrado assume junto à Justiça Eleitoral. “Estamos muito felizes em ter Vossa Excelência nesta egrégia Corte Eleitoral, e certamente muito irá contribuir com os debates e discussões no âmbito da Justiça Eleitoral do Tocantins”, afirmou Lamounier.

Em nome da Corte, a saudação ao empossado foi feita pelo Vice-Presidente e Corregedor, desembargador Marco Villas Boas, que destacou a trajetória profissional do magistrado e sua importante contribuição para o Judiciário Tocantinense. “Esperamos vê-lo agir no âmbito da Justiça Eleitoral sempre com seu tradicional esmero, equilíbrio e bom senso nas causas difíceis e complexas que cotidianamente enfrentamos. Desejo boas-vindas neste Tribunal, com muita fé na sua jurisdição e verdadeiros valores institucionais e democráticos que norteiam nossa caminhada rumo a um país melhor”, disse Villas Boas.

Ao fazer seu pronunciamento, o magistrado ressaltou a satisfação em integrar a Corte Eleitoral por indicação do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins. “Estou imensamente alegre, honrado e gratificado por isso. Peço a Deus que me ilumine, que me dê parcimônia, prudência e sabedoria para desempenhar com denodo, segurança e firmeza a função que me conduziram. Peço a Deus para que eu possa ser conduzido pelo Espírito dele e que eu tenha a ciência de que estou nesta Justiça Eleitoral para prestar o melhor serviço para o jurisdicionado”, afirmou.

Presenças

Além do presidente, do corregedor e do empossado, compuseram a mesa de honra virtual a Ouvidora Eleitoral do TRE-TO, juíza Ana Paula Brandão Brasil; os juízes membros José Márcio da Silveira, Ângela Haonat e Marcelo Cordeiro; o procurador eleitoral Álvaro Manzano; o diretor-geral Francisco Cardoso, além do Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Antônio Andrade e Gedeon Pitaluga Júnior, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Tocantins. A sessão transmitida pelo YouTube do Tribunal.

Perfil

José Maria Lima é natural de Carbonita-MG; graduado em Direito e Filosofia. No Tocantins, é juiz de Direito desde 17 de janeiro de 1997, com atuação nas comarcas de Figueirópolis, Gurupi, Natividade, Almas, Dianópolis, Ponte Alta do Tocantins, Cristalândia, Paraíso e Porto Nacional.

Atualmente é titular da 2ª Vara Cível da Capital e substituto na 2ª Vara de Fazenda e Registros Públicos. Foi diretor do Foro da Comarca de Porto Nacional, onde exerceu por 18 dias o cargo de Prefeito “Pro-tempore” do município, em face do impedimento momentâneo do vice-prefeito e do presidente da Câmara Municipal de Porto Nacional.

Como docente, o magistrado já atuou como professor auxiliar do ensino fundamental, em Carbonita-MG, e durante quatro anos foi professor no Curso de Direito da Faculdade Serra do Carmo, em Palmas.