Fernando Almeida/Araguaína Notícias
Em cumprimento a determinação do Juiz Antônio Dantas de Oliveira Junior da 2ª Vara Criminal de Araguaína, cerca de 90 PMs adentraram ao presídio Barra da Grota, por volta das 5 horas desta sexta-feira, 10. A decisão judicial manda a PM fazer uma vistoria pente fino da unidade penal e também na CPPA, para entregar a responsabilidade à Polícia Civil, que já encerrou a greve.
Movimentação
Durante toda a manhã, a movimentação de PMs, médicos, enfermeiros e bombeiros foi intensa no Barra da Grota. Além disso, familiares de presos do Pavilhão B também fizeram visitas no mesmo horário da vistoria, o que resultou maior volume de pessoas dentro presídio. Muitos estavam à espera desde ontem à noite, mas só puderam visitar por volta das 9h00, quando terminou o pente fino no pavilhão.
Etapas
A revista foi dividida em três etapas, um por pavilhão. Os presos eram retirados das celas, levados ao local do banho de sol e ficavam nus. Enquanto uma equipe de PMs vigiava os detentos, outra fazia a varredura nas celas à procura de armas artesanais, drogas e celulares. “Estamos cumprindo uma determinação do Juiz Criminal para efetuarmos essa revista para fazer a devida devolução à Polícia Civil,” explicou a assessora de comunicação do 2º BPM, sargento Elisangela.
Resultado
Segundo a PM, os trabalhos dentro da Unidade prisional aconteceram dentro da normalidade e foram localizados algumas armas artesanais e cordas (Tereza). A operação contou com mais de 90 Policias Militares, dentre eles, Batalhão de Policiamento Ambiental, Companhia de Operações Especiais (CIOE), além de profissionais da saúde da Unidade do 2º BPM e apoio do Corpo de Bombeiros.
A PM explicou que depois desse procedimento deixará de atuar na parte interna do Barra da Grota. Conforme a determinação do juiz Antônio Dantas de Oliveira Junior, a responsabilidade das funções da Unidade Prisional voltará a ser da Polícia Civil. As armas que a PC usa no Barra da Grota serão devolvidas ainda hoje.
(Matéria ampliada às 16:10 com informações do balanço da operação)