Videoconferência foi realizada na última quinta-feira, 08 de abril.
Foto: Divulgação

A 3ª Vara Criminal de Araguaína realizou, na última quinta-feira (8/04), na Central de Execuções de Penas e Medidas Alternativas (Cepema), a primeira palestra educacional voltada para os apenados em cumprimento de pena nos regimes aberto e semiaberto do município. O evento, que teve a participação de nove apenados, ocorreu virtualmente através da nova ferramenta de videoconferência do Tribunal de Justiça (TJTO), a plataforma Yealink. 

"Devido a pandemia da covid-19 e as medidas de restrições, a solução encontrada para dar continuidade à prestação jurisdicional foi a utilização da plataforma, que permitiu ao reeducando participar da palestra virtual e, assim, cumprir a condição que lhe fora imposta quando da progressão de regime ou do início do cumprimento de pena" , frisou a juíza titular da  unidade judicial, Gisele Veronezi, destacando ainda que a participação em palestras oferecidas pela Cepema é uma, entre as demais condições impostas para que os reeducandos, em cumprimento de pena nos regimes abertos e semiabertos, possam cumprir.

Cepema

As ações do Cepema primam pelo caráter ressocializador e tem como objetivo reinserção dos egressos a sociedade. A equipe é composta por psicólogos, assistentes sociais, advogados e pedagogos, que ficam à disposição dos cumpridores de penas alternativas. Os processos de reintegração são feitos no intuito de buscar a humanização do sistema de justiça criminal, oferecendo, inclusive, acompanhamento psicológico trimestral aos reeducandos.