Política

Justiça Eleitoral realiza Semana da Mulher em Araguaína para incentivar a liderança feminina

Atividades envolvem estudantes de universidades e evento principal reúne lideranças femininas em debates sobre política.

A Justiça Eleitoral do Tocantins convida todas as mulheres e demais interessados a participarem e contribuírem para o debate sobre cidadania e liderança feminina.
Foto: Guilherme Paganotto (Ascom/TRE-TO)

A presença feminina na política é essencial para decisões que representem toda a sociedade. Com esse objetivo, a Justiça Eleitoral do Tocantins, no âmbito do Programa +Mulher +Democracia, realiza a Semana da Mulher em Araguaína, entre os dias 20 e 24 de outubro, com atividades voltadas ao fortalecimento da participação feminina na política e na sociedade.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Adolfo Amaro Mendes, destacou a relevância da iniciativa. "A Semana da Mulher é uma oportunidade de valorizar o diálogo, inspirar novas lideranças e ampliar a representatividade das mulheres em todos os espaços de decisão. Cada ação voltada à inclusão e à cidadania contribui para uma democracia mais próxima da sociedade", afirmou.

Programação nas universidades

Durante toda a semana, serão realizadas rodas de conversa com estudantes das principais instituições de ensino superior da cidade, incluindo o Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC), a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), a Faculdade de Ciências e Tecnologia de Araguaína (Facit), o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e a Faculdade Católica Dom Orione. O objetivo é promover debates, reflexões e troca de experiências sobre a participação feminina na política.

Evento principal

O ponto alto da semana será no dia 22 de outubro, às 16h, no Fórum da Comarca de Araguaína, com o tema “Mulheres na Política: Fortalecendo a Democracia”. A atividade contará com mediação da assessora de Planejamento e Gestão da Secretaria Judiciária e de Gestão da Informação (SJI), Wagna Cristiane Ribeiro dos Santos, e da anfitriã, juíza da 1ª Zona Eleitoral, Milene de Carvalho Henrique. Participam também a secretária municipal da Educação, Marzonete Duarte da Silva, a pedagoga Eliete Sant’F, e o assessor de Planejamento e Gestão da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), Haleks Marques.

Cultura e integração

O encontro do dia 22 terá ainda apresentações culturais da Academia de Letras Juvenil de Araguaína (Aljuva) e da Universidade de Identidades, Adultez e Longevidade (UNIIAL), promovendo momentos de reflexão, cultura e integração para todos os presentes.

A Justiça Eleitoral do Tocantins convida todas as mulheres e demais interessados a participarem e contribuírem para o debate sobre cidadania e liderança feminina.