
A Justiça Eleitoral determinou que o candidato a prefeito Elenil da Penha (MDB) retire imediatamente do ar propaganda eleitoral gratuita de bloco veiculada na televisão que ataca e busca denegrir a pesquisa Vetor/Fieto (Federação das Indústrias do Estado do Tocantins).
Na sondagem por votos válidos estimulada, Wagner (SD) aparece com 45% das intenções de votos contra 24% de Elenil. A decisão da Justiça, expedida pela juíza Umbelina Lopes Pereira Rodrigues no final da noite desta quinta-feira, 22 de outubro, atendeu ao pedido da coligação de Wagner Rodrigues (SD).
Na propaganda, Elenil diz que “pesquisa falsa não é voto, pesquisa falsa não é liderança, pesquisa falsa não ganha eleição”. No entanto, conforme a coligação de Wagner, a pesquisa está registrada no TRE-TO e cumpriu todos os requisitos legais para a sua divulgação por parte da Fieto.
Ao proferir a decisão, a magistrada pontuou que não há provas de que a pesquisa da Fieto/Vetor é falsa. E por isso determinou a suspensão da propaganda de Elenil que ataca a sondagem eleitoral.
“Acontece que a propaganda atacada contém mensagem, logo no início, referente a uma suposta pesquisa eleitoral, que da forma apresentada, pode ter o condão de desvirtuar a realidade, haja vista não conter informações precisas ou clareza sobre a pesquisa”.
“Diante do exposto, pelo potencial de influência negativa e benefício eleitoral indevido, no que diz respeito à essa mensagem inicial da propaganda (...) defiro a tutela de urgência, para impedir a retransmissão nos próximos programas eleitorais gratuitos na TV dos representados”. Finalizou a Juíza.