Cartório Eleitoral de Araguaína.

A Justiça suspendeu a divulgação de pesquisa eleitoral do Instituto Vope) que apontava resultado de empate técnico entre Jorge Frederico (Republicanos) e Wagner Rodrigues (União Brasil.) O levantamento, divulgado no dia 2 de agosto, mediu a intenção de voto em Araguaína. 

Na decisão, em caráter liminar, o juiz eleitoral Deusamar Alves Bezerra justificou os motivos para a suspensão da pesquisa eleitoral. “A ausência de identificação do setor em que os questionários da pesquisa foram aplicados, é patente nos formulários juntados aos autos, pela representante, os quais tê-los recebido da empresa que realizou a pesquisa”.

“Essa circunstância, por si só, já implica na existência de divergência com os dados definidos no plano amostral”, ressalta o magistrado, acrescentando. 

“Além do mais, há aparente evidência da alegação representativa quanto às quantidades de questionários masculino e feminino; de faixa etária; de grau de instrução e faixa de renda, quando comparada a planilha de entrevistados encaminhada pela 1ª representada e os questionários realizados, por cada entrevistador.”

De modo, que há indícios consistentes de falhas na realização da pesquisa impugnada“. Diz a liminar.

A pesquisa foi retirada do ar após a decisão da Justiça.