Kátia Abreu durante evento festivo de filiação ao PDT, ao lado de Ciro Gomes e Carlos Lupi.

A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) será anunciada nesta segunda-feira (6) pelo candidato a presidente Ciro Gomes como sua companheira de chapa. Com passagens pelo DEM, PSD e MDB, Kátia está filiada ao PDT desde abril.

Ministra da Agricultura da ex-presidente Dilma, ela foi uma das principais aliadas da petista contra o processo de impeachment. Kátia havia feito oposição ao governo Lula, quando era filiada ao DEM. Durante sua passagem pelo governo, tornou-se amiga e conselheira da ex-presidente.

Ex-presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a senadora deve agregar apoio de parte do setor agropecuário, que também será representado pela senadora Ana Amélia (PP-RS), vice de Geraldo Alckmin (PSDB).

"Ela é uma mulher de honra e que foi firme contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff", disse à Folha o presidente do PDT, Carlos Lupi. No mês passado Kátia Abreu disputou mandato-tampão para o governo de Tocantins, mas acabou na quarta colocação depois de ter liderado pesquisas. Para compor com Ciro, ela abriu mão de nova candidatura para governadora.