Senadora Kátia Abreu envia carta ao Itamaraty

A senadora Kátia Abreu divulgou nota nesta segunda-feira (1º) sobre as declarações do secretário do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Araguaína. No último dia 28, durante live com 22 instituições, ele sugeriu cancelar CNPJ e fechar empresas que desrespeitarem os decretos do prefeito Ronaldo Dimas (Podemos).

Depois de repercussão negativa e da Aciara repudiar as declarações, Marzola afirmou que houve distorções de contexto na sua fala e pediu desculpas. Já a prefeitura informou que não se manifestaria, por ser uma opinião pessoal do secretário e não um posicionamento da gestão Dimas.

Mas o assunto voltou à tona nesta segunda-feira (1) com o posicionamento da senadora Kátia Abreu, que divulgou nota intitulada “Araguaína merece respeito.”

“Marzola Júnior agiu de forma tão equivocada e desrespeitosa com a população da cidade que me senti na obrigação de manifestar publicamente minha discordância”. Abre a nota da senadora.  

Kátia pontuou que o papel das autoridades, em momentos de crise e de apreensão como o que estamos vivendo nesta pandemia, deve ser de serenidade, moderação, solidariedade e respeito.

Autoridade não pode se manifestar para intimidar, ameaçar e anunciar medidas punitivas. Assim não cumpre o seu papel. Na verdade, faz um papelão. Não é para isso que foi nomeado”. Pontua Kátia.

Acrescentou que, além de apoio, a população espera, e merece, respeito e educação no trato. “Ainda mais numa cidade pacífica como Araguaína, que conta com uma população trabalhadora, responsável e capaz de realizar com esperança seus sonhos e aspirações.” Diz, mencionando que:

Em vez de fechar empresas temos de encontrar meios para planejar a retomada dos negócios de forma a garantir mais emprego e mais renda para as pessoas. (...) Vamos todos sair juntos desta crise sem colocar em risco nossa economia e muito menos nossa saúde. A vida é o maior bem que temos. Se cuidem!”. Finaliza a senadora.

ARAGUAÍNA MERECE RESPEITO

Ao ameaçar os empresários de Araguaína com o cancelamento de CNPJ e o fechamento de empresas, o Secretário Marzola Júnior agiu de forma tão equivocada e desrespeitosa com a população da cidade que me senti na obrigação de manifestar publicamente minha discordância. O papel das autoridades, em momentos de crise e de apreensão como o que estamos vivendo nesta pandemia, deve ser de serenidade, moderação, solidariedade e respeito.

Autoridade não pode se manifestar para intimidar, ameaçar e anunciar medidas punitivas. Assim não cumpre o seu papel. Na verdade, faz um papelão.  Não é para isso que foi nomeado.

Além de apoio, a população espera, e merece, respeito e educação no trato. Ainda mais numa cidade pacífica como Araguaína, que conta com uma população trabalhadora, responsável e capaz de realizar com esperança seus sonhos e aspirações.

Como Senadora da República e representante de todos os tocantinenses, estou preocupada em relação ao que acontece no nosso Estado. Falta  sensibilidade. Generosidade. Amor ao próximo.

Preocupo-me com os grandes, que geram empregos e garantem a arrecadação, com os médios e com os pequenos que precisam do emprego para comprar o pão. Em vez de fechar empresas temos de encontrar meios para planejar a retomada dos negócios de forma a garantir mais emprego e mais renda para as pessoas.

No momento em que o setor produtivo e os trabalhadores estão aflitos e sofrendo com a incerteza que tomou conta de nossas vidas, peço a todos que mantenham a fé e a esperança. De minha parte, continuo trabalhando com afinco para que recursos federais cheguem ao Estado e aos Municípios e alivie nossas perdas. Vamos todos sair juntos desta crise sem colocar em risco nossa economia e muito menos nossa saúde. A vida é o maior bem que temos. Se cuidem!

Palmas, 30 de maio de 2020 

Senadora Kátia Abreu (PP-TO)