O vereador de Palmas Carlos Amastha (PSB) é o nome escolhido pelo governador em exercício Laurez Moreira (PSD) para assumir a Secretaria Estadual de Indústria Comércio e Serviços (Sics), que está sem titular desde a saída do empresário Carlos Humberto Lima, no dia 13. A nomeação dele será publicada no Diário Oficial da noite dessa segunda-feira, 24.
COM AVAL DE EDUARDO SIQUEIRA
A escolha de Amastha foi avalizada pelo prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos), já que o vereador faz parte da base governista. Eduardo conversou com Laurez por telefone e deu seu aval, apesar de que isso não implica em nenhuma aliança entre Paço e Palácio.
EX-GESTORES MAIS BEM-SUCEDIDOS
À coluna, Amastha lembrou que, com seu ingresso na gestão, o governo passa a contar com três dos ex-prefeitos mais bem-sucedidos do Estado, todos da “safra” de 2012, ano em que ele foi eleito em Palmas; Ronaldo Dimas, atual secretário estadual do Planejamento, em Araguaína, e Laurez em Gurupi. Além dos três, o governo tem outros dois ex-gestores que fizeram história em seus municípios: o secretário da Fazenda, Jairo Mariano, ex-prefeito de Pedro Afonso; e o secretário-chefe de Gabinete, Ailton Araújo, que comandou Santa Rosa por quatro mandatos.
Sua fonte confiável em Araguaína
Acompanhe nossas redes para as últimas notícias.
OPORTUNIDADE ÚNICA
Amastha disse que comandar a Secretaria Estadual de Indústria Comércio e Serviços é “um sonho” e, como missão, “é uma oportunidade única”. “Enquanto prefeito, a gente mostrou Palmas para o mundo com a limitação de ser apenas a cidade de Palmas. A gente está falando agora do Tocantins inteiro e de todas as suas potencialidades”, ressaltou. “Estamos falando de logística, de agronegócio, de energia renovável, mineração, turismo, e muitas outras áreas. O importante é termos um projeto que nos coloque rapidamente em um outro patamar de desenvolvimento, no que eu acredito veementemente. Porque um estado com 1,6 milhão de pessoas, em 277 mil quilômetros quadrados, com tantas potencialidades, pode ir longe”, defendeu o novo secretário.
CAPTAÇÃO DE INVESTIMENTOS
Para isso, Amastha avisou que quer estabelecer contatos e captação de investimentos juntos às maiores empresas do Brasil. “Quero trazê-las ao Tocantins para que conheçam nossas potencialidades, que vejam as vantagens competitivas que a gente oferece e que rapidamente a gente mude a nossa realidade”, projetou.
DESONERAÇÕES E ISENÇÕES
O secretário defendeu que essa capacidade de atração passa por desonerações e isenções fiscais. “Isso é fundamental e vamos avançar o que for possível nessa área para que possamos atrair investimentos, gerar empregos e renda”, afirmou.
VOCAÇÕES REGIONAIS
Sobre trabalhar com Laurez, Amastha disse que um dos pontos que mais o “encantam” é o fato de o governador ter uma visão de aproveitar as vocações regionais para a promoção do desenvolvimento. “Porque enxergo dessa forma: temos que aproveitar as vocações regionais e, a partir delas, fomentar o desenvolvimento”, defendeu.
CADEIAS PRODUTIVAS DA FIETO
Nesse ponto, inclusive, o novo secretário contou que pretende conversar com o presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fieto), Roberto Pires, para aproveitar os estudos profundos da entidade sobre as cadeias produtivas do Tocantins. “A Fieto tem um dos trabalhos mais técnicos, profundos e sérios nessa área e eles precisam ser absorvidos pelo Estado”, defendeu Amastha.

