
Diversos barcos subiram o Rio Lontra, em Araguaína, no último domingo (21) para uma ação de limpeza. Moradores do bairro JK se juntaram à funcionários da BRK Ambiental para retirar do curso d?água garrafas, isopor, sacolas plásticas e até privadas e uma bicicleta que haviam sido jogados no rio, poluindo o meio ambiente.
Para Ilza Bete Nunes, da ONG Guardiões do Lontra, o resultado da ação está no impacto visual da retirada de tanto lixo do rio. "Não é possível defender ou criticar aquilo que não conhecemos, então é importante que toda a comunidade veja como o Lontra está sendo prejudicado por esse lixo", explica.
Lineu Machado, engenheiro da BRK Ambiental responsável por Araguaína, os cuidados com o rio passam por rever as práticas individuais. "Só há mudança onde há compromisso individual. Tiramos uma grande quantidade de lixo e poderemos voltar ao Rio nos próximos meses e ver novamente esse cenário se não houver conscientização", defende.
A limpeza do Rio Lontra acontece dentro de uma programação que já incluiu o plantio de mudas parte das margens degradadas para evitar o aumento do assoreamento do rio.