
As lives de músicos e bandas brasileiras dominaram o YouTube no ano passado, segundo dados divulgados pela própria plataforma. A empresa norte-americana confirmou que, entre as 10 lives mais assistidas do mundo, oito foram realizadas por artistas do Brasil. Isso comprova o potencial do público com as plataformas digitais, seja no próprio campo da música ou até mesmo em outras áreas da internet.
Na verdade, essa digitalização de diferentes conteúdos está transformando a maneira que o brasileiro se comunica. Por exemplo, os aplicativos para chamadas de vídeos, como o Skype e o WhatsApp, estão substituindo os telefonemas e as mensagens de texto. As pessoas estão preferindo usar essas ferramentas para poder ter um contato visual, mesmo estando longe fisicamente. Olhando para o marketing, os vídeos ganham cada vez mais importância principalmente nas redes sociais.
Assim, algumas plataformas oferecem softwares que facilitam a vida das pessoas nessa área. É o caso do editor de vídeo da InVideo, que permite ao usuário criar e editar vídeos online grátis. Ele dá acesso a filtros, modelos prontos, transições de cenas e várias outras ferramentas de edição. Assim, qualquer pessoa, seja ela profissional ou amadora, consegue fazer um vídeo que cause impacto nas redes. Algo que é cada vez mais importante.
Foi nessa tendência digital que as lives também conseguiram fazer sucesso no Brasil, principalmente durante o ano passado. Como os músicos ficaram impedidos de realizar shows ou de participar de festivais, plataformas como o YouTube se transformaram em palcos interativos. A ideia foi um sucesso, e basta ver os números divulgados pelo próprio site que compartilhou os vídeos para entender isso bem.
Mais populares
Em lista divulgada em dezembro de 2020, o YouTube mostrou que oito das 10 lives mais vistas do mundo foram brasileiras. O maior destaque foi para a goiana Marília Mendonça, que ficou na liderança do ranking com 3,31 milhões de visualizações. Ela deixou para trás a dupla Jorge & Mateus, que conseguiu reunir 3,24 milhões de pessoas no evento Live na Garagem. Os representantes brasileiros conseguiram ficar à frente de Andrea Bocelli, um dos maiores nomes da música italiana.
A lista quase toda brasileira conta também com nomes como Gusttavo Lima, a banda Sandy & Junior, Leonardo, Henrique & Juliano e a famosa dupla Bruno e Marrone. A banda coreana de K-pop BTS se juntou a Andrea Bocelli como únicos representantes de fora do Brasil nas lives mais populares do mundo. Algo que pode parecer pequeno, mas que mostra muito do potencial dos brasileiros nas redes. É impossível negar que as pessoas estão mais adaptadas com a digitalização de alguns eventos, até mesmo no mundo da música.
Outras categorias
Apesar de reunir milhões de pessoas, as lives não são usadas apenas para a música. Em setembro do ano passado, por exemplo, o projeto tocantinense Loucademia de Cinema, que possui mais de 3 mil seguidores no Instagram e no Facebook, realizou algumas transmissões ao vivo para falar sobre filmes, livros e outros temas culturais. A iniciativa mostrou que até mesmo projetos menores, e que não envolvem milhões de seguidores, conseguem espaço nas redes sociais.
As livres se transformaram em ferramentas populares, principalmente em 2020, e não é nada que vai diminuir no futuro. Na verdade, as redes sociais estão incentivando para que mais pessoas realizem essas transmissões em tempo real. É uma nova forma de comunicação, e que funciona de maneira efetiva, seja com o objetivo de reunir milhões em um show da Marília Mendonça, ou então apenas como um bate-papo informal na internet.